22/10/2002 10h01 – Atualizado em 22/10/2002 10h01
Petronilha Maria de Carvalho Felício, 51, mulher de José Márcio Felício, o Geleião, líder da facção PCC (Primeiro Comando da Capital) deverá prestar depoimento nesta tarde para policiais do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado).
Ontem, a polícia encontrou 30 quilos de explosivos em um Gol abandonado no km 91 da rodovia Anhanguera, na região de Campinas (95 km de SP). Segundo a polícia, tratava-se de um suposto plano do PCC de realizar um atentado contra a Bovespa.
A ação teria sido ordenada por Geleião de dentro do presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (589 km de SP). Como a penitenciária tem bloqueador de celular, Petronilha seria a responsável por organizar a ação, conversando com outros integrantes da facção.
O plano foi descoberto pela polícia por meio de escutas telefônicas. Há um mês a polícia e o Ministério Público monitoram Petronilha.
Ela foi presa no último domingo, ao sair do presídio de Presidente Bernardes, onde visitava o marido.
O objetivo das ações seria mostrar poder e um “protesto” contra a disciplina imposta no presídio. O local conta com bloqueadores de celular, as celas são individuais, há restrições de visitas e os detentos têm direito a apenas uma hora de banho de sol por dia.
Fonte: Folha Online