21/10/2002 14h23 – Atualizado em 21/10/2002 14h23
O campeão mundial de xadrez, Vladimir Kramnik, e seu super oponente computador, Deep Fritz, dividiram os pontos e honras na série de oito partidas apelidada de “Cérebros em Barein” que terminou neste sábado.
A oitava partida acabou empatada em apenas 21 lances, a menor na disputa.
Com o empate, o Kramnik e o computador terminaram com quatro pontos cada, com duas vitórias para cada e empate nas quatro outras partidas.
Se Kramnik tivesse vencido a partida, ele embolsaria um milhão de dólares, mas teve que se contentar com apenas 700 mil dólares.
A ChessBase, a montadora do Fritz, vai doar cerca de 200 mil para caridade.
Neste sábado, o campeão mundial não conseguiu atacar a rainha de Fritz.
O computador alemão, com apenas meio ponto dos primeiros três jogos, virou a partida e empatou a disputa.
O russo de 27 anos surpreendeu Fritz, que pode avaliar cerca de 3.5 milhões de lances em um segundo, ao vencer a segunda e terceira partida, mas desperdiçou a chance de vencer na segunda etapa da disputa, em que teve duas derrotas e dois empates.
Kramnik disse que havia começado com muito respeito por Fritz e que tinha muito mais lances novos para o computador e sua equipe.
“Bem, a última vez que um adversário escapou de Kramnik com apenas 21 lances foi Garry Kasparov”, disse o russo.
Fonte: Info Exame





