31/01/2011 11h11 – Atualizado em 31/01/2011 11h11
Basta um passo para que em qualquer lugar que se vá desde a um órgão público, até mesmo em um pequeno estabelecimento de vendas … a sua privacidade seja invadida de forma arbitrária
Emerson Augusto Fonseca
Você não é nenhum artista hollywoodiano, e nem mesmo um craque do futebol internacional. Cometeu algum crime? Eu não. Espero que a sua resposta seja a mesma. Entretanto, mesmo vivendo num país que se orgulha da sua ainda jovem democracia, e diz em tom às vezes soberbo…”Deus é Brasileiro”…de forma imposta vivemos enclausurados por lentes e uma mensagem de “sorria…”.
Basta um passo para que em qualquer lugar que se vá desde a um órgão público, até mesmo em um pequeno estabelecimento de vendas, a sua privacidade seja invadida de forma arbitrária.
Fico imaginando uma pessoa que resolva procurar uma clinica psiquiatra e ao chegar mesmo que esteja com um sentimento de angustia e sua taxa de serotonina, por algum motivo químico ou físico, não esteja dentro dos padrões da normalidade, e o “pra baixo”, olha pra cima e se depara com uma mensagem “Sorria…”. Se esse suposto indivíduo for ao banheiro, talvez ele tenha coragem de se enforcar com a cordinha da descarga.
Fim de mês. Prestação da motocicleta atrasada. Gás de cozinha “por um fio”, e um gato, mas falo de outro tipo de gato, ilegal, mas muito comum entre todas as classes sociais. Ansiosos, vamos ao banco e o pagamento da “firma”, ficou só no sonho e se transformou em pesadelo, e depois num processo judicial que de tão lento seremos vencidos pelo cansaço, de repente a insistente mensagem “sorria…”. Não tenha nenhuma atitude irresponsável, lembre-se da mensagem.
O que mais me preocupa é que a média de brasileiros com problemas de dentição, ou que não têm dentes é considerada pela Organização Mundial da Saúde preocupante, agora olha pra câmera e “Sorria…”. Acho melhor apenas acenar com as mãos e fazer cara de desentendido.
Sei que as temíveis “lentes de segurança”, ajudam a desvendar crimes, e serve de prevenção para que outros não aconteçam, mas eu nem você fomos consultados se queríamos ser visto andando pelas ruas, e avenidas da privacidade que nos é garantida pela Constituição Federal.
Nossa sociedade precisa de “lentes” para poder controlar os instintos humanos. Vergonhoso. Se indivíduos tidos como normais são recrutados a ter sua imagem perseguida, sinal que o sistema é falho deixando de ser parte importante na construção da personalidade para ser um “general” que dorme apenas com um olho, com medo dos seus próprios cidadãos.
Ao ler este, não faça nenhuma “cara estranha” e nem coma “caca” do nariz como fez o técnico de futebol do time da Alemanha, por que “Sorria…”.


