35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Chuva forte cai e refresca ainda mais o clima em Três Lagoas

25/11/2014 17h37 – Atualizado em 25/11/2014 17h37

Em 24 dias, a metade do período foi de chuvas e a outra sem precipitações na cidade; nesta tarde, o três-lagoense foi pego de surpresa com uma forte chuva que alagou muitas regiões

Léo Lima

Uma forte chuva assolou a região de Três Lagoas, no meio da tarde desta terça-feira (25), causando transtornos em alguns bairros e no centro da cidade. O evento climatológico, no entanto, foi previsto pela meteorologia que estimou em até 25mm o volume de precipitações que poderia cair.

Segundo informações do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS (Cemtec), ligado à Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a terça-feira teria chuva moderada a forte nas regiões pantaneira, norte e região do bolsão, além da região leste (Bataguassu, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo). O volume estimado nessas regiões tinha previsão de 15 mm a 25 mm de precipitações.

Para amanhã (26), segundo o Cemtec, a previsão é de instabilidade com chuvas fortes na região norte com volume acima de 35-40 mm. Chove com volume expressivo também no pantanal: em torno de 25-35 mm.

Em Três Lagoas chove aproximadamente 20 mm e as chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas. Na região da grande Dourados e na cidade o volume esperado é de 20-25 mm. Na região central até 15 mm.

NOVEMBRO DE CHUVAS

De acordo com dados do Cemtec, o mês de novembro foi entremeado de precipitações e estiagem em todas as regiões do Estado. Particularmente, em Três Lagoas, do dia 1º até ontem (24), os períodos de chuvas foram iguais aos sem precipitações. Inclusive, houve momentos em que durante quase uma semana (de 13 a 18) não choveu na cidade (Veja mapa do período).

ALAGAMENTOS

A cidade toda sofreu com a forte chuva que caiu hoje à tarde. A internauta Margareth Lopes, via facebook, flagrou a enxurrada que quase inundou lojas no centro de Três Lagoas. Na rua Paranaíba, entre a avenida Antônio Trajano dos Santos e a rua João Carrato, o volume de água era tão grande que assustou lojistas e clientes.

Na Circular da Lagoa também a enxurrada provocou transtornos, obrigando os veículos a reduzirem a velocidade e impedindo trânsito de pedestres. Ciclistas e motociclistas que tentavam trafegar no trecho da avenida Aldair Rosa de Oliveira, próximo ao Hotel OT, por exemplo, desistiam; alguns, teimosos, conseguiam mas corriam perigo de serem atropelados.

Um local onde as chuvas provocam indignação aos moradores, não por conta do clima, mas pelo acúmulo de água, é no Jardim das Paineiras, mais precisamente na rua Cassemiro de Abreu. O antigo problema “ilha” os moradores, impedindo-os de saírem ou entrarem em suas casas.

Um morador no trecho, o motorista Reinaldo Lucena Reis, acabava de sair com seu carro da garagem de casa, quando a reportagem do Perfil News chegou. Aproveitou para reclamar do que chamou de descaso das autoridades: “moro há pelo menos oito anos aqui e sempre foi assim, a gente não tem como sair ou entrar em casa, sem se molhar”. Disse que já procurou vereadores, secretários municipais “e até agora ninguém tomou providências de sequer cascalhar este trecho de rua”.

Na Circular da Lagoa Maior a enxurrada provocou transtornos, obrigando os veículos a reduzirem a velocidade e impedindo trânsito de pedestres (Foto: Ricardo Ojeda)

O alagamento da rua Cassemiro de Abreu, no Jardim das Paineiras impediu os moradores de saírem ou entrarem em suas casas (Foto: Ricardo Ojeda)

Chuva forte cai e refresca ainda mais o clima em Três Lagoas

Chuva forte cai e refresca ainda mais o clima em Três Lagoas

Chuva forte cai e refresca ainda mais o clima em Três Lagoas

Na rua Paranaíba, entre a avenida Antônio Trajano dos Santos e a rua João Carrato, o volume de água era tão grande que assustou lojistas e clientes (Foto: Facebook)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.