27.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

Com apenas 2 meses de atividades, a entidade já conseguiu importantes conquistas aceitas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas

Formada há cerca de dois meses, a Aliança de Entidades que congrega representantes da Associação Comercial e Industrial (ACITL); Associação dos Bares e Restaurantes de Três Lagoas (Abrasel); Associação dos Jovens Empreendedores (AJE); Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL) e Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) comemora importantes conquistas neste curto período.

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

Uma delas é a regularização das edificações próximas aos rios Sucuriú e Paraná, que tem como principal objetivo facilitar futuras construções, fomentando o turismo e os serviços náuticos no município. O projeto já foi aceito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas e o secretário, Toniel Fernandes, (Foto) esteve em Corumbá para solicitar à Marinha do Brasil autorização para oferecer o atendimento ao público no próprio município.

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

DESENVOLVIMENTO NO SETOR TURÍSTICO

O projeto prevê, ainda, intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APP). “Anteriormente, a Licença Ambiental vinha do IBAMA, depois passou ao IMASUL e hoje já conseguimos que o próprio município nos dê essa autorização. Porém, ainda há uma certa burocracia junto à CTG. Nosso foco agora é acompanhar esse diálogo e torcer para que isso seja resolvido, pois queremos desenvolver o turismo e os serviços às margens dos nossos rios”, explica Marcos Antônio Gomes Junior, da Abrasel.

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

Outro pedido feito pela Aliança é a dragagem no leito do Balneário Municipal, (Foto) possibilitando mais profundidade para a organização de eventos esportivos náuticos. “Também gostaríamos que a terra retirada neste processo de dragagem, seja usada para a construção de uma ilha, que servirá como ponto turístico de nossa cidade”, explica Junior.

Recém empossado como integrante do Conselho Municipal de Turismo, o representante da Abrasel na Aliança de Entidades acredita que o setor turístico representa o futuro do município. “Nós acompanhamos a construção do Parque Acqualinda em Andradina, que espera receber até 15 mil pessoas diariamente já a partir de dezembro! Precisamos fazer com que Três Lagoas desenvolva um programa de Turismo Ecológico para atrair estes visitantes”, explica.

Para isso, ele sugere a criação de receptivos aos turistas com pelo menos três idiomas (inglês, espanhol e português) no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon e na entrada do município, via rodovia Marechal Rondon/BR-262. Espera, também, o aumento do fluxo de voos no aeroporto, que atualmente opera apenas uma companhia aérea.

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

MELHORIAS ESTRUTURAIS NO AEROPORTO MUNICIPAL

Ainda em relação ao aeroporto, outro pedido da Aliança será a adequação das pistas e da estrutura atual, para a vinda de aeronaves de grande porte. Conforme os representantes será preciso melhorar os hangares e criar traslados turísticos dos visitantes aos hotéis, ao parque aquático de Andradina e aos demais atrativos regionais.

Outro pedido da Aliança de Entidades é a construção do Parque Linear nas imediações da nova Feira Central de Três Lagoas, construída na região da extinta ferrovia Noroeste do Brasil, com previsão de entrega para o início de 2022.

Os representantes sugerem, ainda, a construção do chamado Corredor dos Ipês, com plantio de diversas árvores desta espécie, além das já existentes. No local, a sugestão é criar um espaço para foodtrucks, com infraestrutura completa para o consumo de alimentos, com mesas, cadeiras e sanitários.

Aliança de Entidades anuncia conquistas e novos projetos para turismo e eventos em Três Lagoas

PARQUE DO POMBO

Ainda no setor turístico, a Aliança de Entidades também solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) para que o Parque do Pombo (Foto), tenha uso turístico e ecológico, com uma agenda de caminhadas e corridas. Para o local, foram sugeridas parcerias com universidades, que poderão resultar na criação do Instituto de Estudos Frutos do Cerrado. Após criado, o instituto fará o plantio de espécies deste ecossistema para futuros estudos, fomentando o turismo científico.

Por fim, na Cascalheira, outro ponto turístico importante e mal aproveitado do município, a Aliança de Entidades sugere uma melhor destinação do espaço, para maior frequência dos turistas. “Precisamos oferecer incentivos para quem investe no turismo de Três Lagoas, seja no setor de eventos ou serviços. É preciso investir mais neste setor que já provou em outros municípios ser capaz de transformar a realidade de uma cidade inteira”, finaliza Junior.

(*) Rogério Potinatti

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.