Depois de três anos, acontece a abertura de mais um Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto. Um dos eventos mais esperados pelo setor da celulose começou nesta terça-feira (19), no Espaço Mix, em Três Lagoas. A feira já quebrou recordes de 2022, quando movimentou mais de R$ 100 milhões.
Também conhecida como a Capital Mundial da Celulose, Três Lagoas recebe a segunda edição do Show Florestal, que começou hoje e segue até o dia 21 de agosto. O megaevento conta com mais de 160 expositores, dos mais diversos produtos e serviços para todos os segmentos que envolvem o cultivo de eucalipto e o processo da madeira que se transforma em inúmeros produtos do nosso cotidiano.
“Estamos felizes por protagonizar essa festa. Um evento para mostrar que Três Lagoas é a Capital Mundial da celulose para o planeta. Nós, representantes da máquina pública, com o governo do Estado e toda a máquina pública que investe na costa leste, estamos mostrando que temos investimentos e as melhores tecnologias. Com as palestras vem mostrando, estamos em busca da melhor árvore para poder se transformar em celulose para conseguirmos ter os melhores mercados mundiais”, disse o prefeito Cassiano Maia (PSDB).
AUTORIDADES
O evento conta com a presença de várias autoridades. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck fez anúncios importantes durante a feira. Ao Perfil News, o chefe da pasta não descarta a possibilidade de a retomada da segunda linha da Eldorado de Três Lagoas ter as obras retomadas em breve.
Questionado pelo Perfil News, sobre a construção de mais uma Bracell em Água Clara, já que o governador Eduardo Riedel (PSDB) e uma comitiva fez uma viagem para a Ásia, onde se encontraram com os donos da empresa, Verruck não descartou a possibilidade de uma 8ª fábrica, já que a 7ª seria uma Eldorado.

“Estamos na Capital da celulose, viajamos para a Ásia e o mundo sabe que o jogo da celulose acontece em Três Lagoas. Olhando, o nível de competitividade é muito gratificante. O mundo sabe do reconhecimento. Nós temos que gerenciar as demandas do crescimento. Costumo dizer que já estamos construindo a quinta fábrica, a Arauco. Temos a sexta que é a Bracell de Bataguassu. A sétima, digo que é a Eldorado, a qual já estamos licenciando a segunda planta. Temos também vários empresários olhando para Mato Grosso do Sul e para o espaço que o Estado ainda tem”, disse o secretário.
VITRINE MUNDIAL

A feira conta com a presença de empresas multinacionais de todo o planeta. Além disso, também tem rodadas de conversas. É uma oportunidade estratégica para contribuir com melhorias no processo de corte e na eficiência operacional do setor florestal brasileiro e sul-mato-grossense. A abertura é organizada pela Malinoviski eventos. O idealizador, Ricardo Malinoviski, que viaja o mundo todo, contou ao Perfil News sobre o potencial de Três Lagoas e região.
“Três Lagoas tem condição, terra, regime hídrico interessante e produtividade, que faz a região sair na frente. Não só Três Lagoas, mas a Costa Leste. Temos os problemas, mas aqui produzimos florestas melhor do que qualquer outro lugar do mundo. É muito importante que as pessoas se atualizem. A gente roda o mundo, estive em vários países. O investimento que está acontecendo no setor aqui na região, não é feito em qualquer lugar do planeta. As pessoas, muitas vezes não têm a dimensão, não estão indo a campo, ficam mais na cidade. Aqui temos máquinas do Canadá, da Suécia, ou seja, temos expositores de todos os lugares nesta feira. É muita tecnologia para fazer floresta, algo que não é encontrado. O evento contabiliza mais de 10 países aqui para tentar entender o que tem de novidade”, disse Ricardo.

TECNOLOGIA DE PONTA
Com alguns bilhões em novos projetos e investimentos por parte de empresas do setor, a feira recebe mais uma vez as grandes novidades em tecnologia, que impactam diretamente a produtividade e a diminuição de custos de produção. Além da feira estática, o Show Florestal tem um espaço dedicado a apresentações dinâmicas. Empresas que oferecem soluções para o processamento de biomassa já confirmaram algumas apresentações.
VISIONÁRIO
O promotor de Justiça e Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, também esteve presente. Defensor de grandes causas de Três Lagoas e região, a autoridade projetou o espaço que o evento está sendo realizado.
“Projetei, pois vi que Três Lagoas estava crescendo e em grande pujança. O lugar é um espaço de serviço, de trabalho e de divertimento. Sempre contou com o apoio do município, da prefeitura e agora o prefeito Cassiano contribui para que o lugar seja um lugar que pode ter de tudo”, destacou o promotor.
Para quem não compareceu ao primeiro dia de evento, é melhor correr para não ficar de fora de toda essa tecnologia voltada para o setor que mais movimenta a economia de Três Lagoas e região.
“Para quem não veio, basta comparecer aqui no Arena Mix, espaço projetado pelo promotor. Um lugar que está sendo bem cuidado e feito para grandes eventos. Queremos isso cada vez mais na cidade. Que essas feiras continuem acontecendo e que tragam muitos investimentos como está sendo agora. Aeroporto, hotéis, restaurantes lotados. Isso traz recurso e orçamento o para o município. Sendo assim, conseguimos reverter, ajudando ainda mais a população”, ressaltou o prefeito.
VEJA ALGUMAS NOVIDADES DA SHOW FLORESTAL 2025
Rodada de Negócios Show Florestal
Representantes de empresas do setor florestal terão uma ótima oportunidade para ampliar redes de relacionamento e fechar novos negócios durante a Rodada de Negócios do Show Florestal. A atividade, promovida e organizada pelo Sebrae, acontecerá na manhã de quarta-feira, 20 de agosto, das 7h30 às 12h, no Sebrae de Três Lagoas, como parte da programação oficial do evento.
A iniciativa reunirá fornecedores e compradores de seis importantes municípios do Vale da Celulose: Água Clara, Bataguassu, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas. O objetivo é fomentar o desenvolvimento regional por meio da geração de parcerias comerciais e da valorização da cadeia produtiva florestal.
As inscrições para participar da Rodada de Negócios estão abertas, custam R$ 100 por profissional e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Acesse o site do Show Florestal e saiba mais.
Tecnologia japonesa no Show Florestal
A Kanefusa, multinacional japonesa com mais de 125 anos de tradição, é referência global na fabricação de ferramentas de corte de alta performance. Para o setor florestal, a empresa oferece facas industriais e serras circulares de precisão, desenvolvidas com tecnologia japonesa avançada. Essas soluções são projetadas para aumentar a produtividade, garantir cortes mais limpos, reduzir o desperdício de material e proporcionar maior durabilidade dos equipamentos.
Com presença confirmada no Show Florestal 2025, a Kanefusa vê no evento uma oportunidade estratégica para contribuir com melhorias no processo de corte e na eficiência operacional do setor florestal brasileiro. “Nossa expectativa é mostrar ao mercado nacional como a durabilidade, a inovação e o desempenho das nossas ferramentas podem gerar ganhos concretos para as operações de corte no processamento de madeira”, afirma Naoshi Osawa, diretor da Kanefusa do Brasil.
Durante a feira, a Kanefusa apresentará ao público suas principais novidades em facas industriais e serras circulares, desenvolvidas para entregar maior resistência ao desgaste, menos paradas para manutenção e menor consumo de energia. Além da exposição dos produtos, a equipe técnica da empresa estará no estande para esclarecer dúvidas, compartilhar experiências práticas e indicar soluções sob medida para os desafios enfrentados no campo e na indústria.
Titan Pneus: tecnologia nacional para o setor florestal
Entre as empresas expositoras do Show Florestal está a Titan Pneus. Segundo representantes, é a única fabricante que disponibiliza pneus produzidos em solo nacional para diversas aplicações florestais e agroflorestais.

Entre os destaques da empresa está a linha R-1 para tratores. Seu portfólio conta com soluções que conseguem atender as mais diversas demandas do produtor para equipamentos que variam de 80 CV a 180 CV e também tratores de 200 CV até 230 CV, além de implementos e reboques. Estes estão homologados junto às fabricantes, e são entregues em máquinas originais no Brasil e América Latina.
A linha está dividida em duas tecnologias: HD – Heavy Duty e Steel Belted. Segundo Thiago J. Leonelli, consultor florestal Titan, tradicionalmente no segmento de silvicultura as pessoas compravam o pneu agrícola comum e mandavam “duplar” eles, ou seja, colocavam outra carcaça interna como uma espécie de reforço para ter mais proteção.
Ele explica que essa ação, além de gerar um custo maior na operação, fazia com que os produtos perdessem a garantia do fabricante sem de fato ter muita eficiência. “Os Pneus Agroflorestais HD já saem reforçados de fábrica com quatro anos de garantia. Sua tecnologia garante uma proteção extra na banda de rodagem e na lateral do pneu (costado). Seu talão mais reforçado suporta uma maior carga, principalmente em aplicações mais severas com maior durabilidade”, acrescentou.
Parceria entre Radaz e TreeX será anunciada no Show Florestal
A Radaz, empresa brasileira especializada em radares SAR ultracompactos embarcados em drones, e a TreeX, companhia sediada em Curitiba (PR) focada em florestas plantadas, anunciarão oficialmente durante o Show Florestal uma parceria estratégica exclusiva para atuação conjunta no setor. A iniciativa visa expandir o uso de soluções baseadas em sensoriamento remoto de alta resolução nas operações florestais no Brasil, com aplicação direta no manejo de áreas cultivadas, controle de pragas, avaliação e estimativa de biomassa e análise de solo e subsolo.
A tecnologia central da parceria é o radar RD350, desenvolvido pela Radaz. Com apenas 5 kg, o equipamento de abertura sintética se destaca por ser o único no mundo a operar simultaneamente nas bandas C, L e P — o que garante leituras precisas e contínuas da vegetação e do subsolo, mesmo em ambientes de floresta densa e em condições de baixa ou nenhuma luminosidade.
A combinação das bandas permite diagnósticos tomográficos decimétricos, capazes de identificar, por exemplo, de formigueiros subterrâneos até sinais de erosão e compactação do solo, níveis de umidade e geração de modelos 3D de biomassa. Os dados gerados são compatíveis com sistemas GIS (em formato GeoTIFF), além de software proprietário que realiza a análise automática de imagens e informações.
Tec Peças e Donaldson juntas no Show Florestal 2025
A Tec Peças, maior distribuidora de filtros para a linha pesada do Brasil, estará presente na Show Florestal 2025 em parceria com a Donaldson do Brasil, líder mundial na fabricação de filtros. Segundo a Tec Peças, juntas, as duas empresas vêm transformando o mercado de filtragem industrial e automotiva, com forte atuação no setor de papel e celulose, especialmente na substituição de filtros “originais”, como John Deere, Komatsu e Caterpillar, por soluções de qualidade superior e custo mais acessível. A Tec Peças conta com três unidades estrategicamente localizadas em Ribeirão Preto (SP), Aparecida de Goiânia (GO) e Três Lagoas (MS), garantindo atendimento ágil aos principais polos agrícolas e florestais do país, com suporte técnico remoto 24h e presencial em até 48h.
Para a Tec Peças, participar do Show Florestal é uma oportunidade estratégica de expandir o diálogo com grandes players do setor florestal e reforçar o compromisso com a inovação, a eficiência e o custo-benefício. A expectativa é gerar novos relacionamentos comerciais e disseminar conhecimento técnico sobre sistemas de filtragem avançados, mostrando que as soluções oferecidas pela empresa estão alinhadas com os mais altos padrões de qualidade e performance exigidos pelo setor.
Durante o evento, a empresa irá apresentar, em seu estande, três estações interativas. A primeira será uma demonstração prática do sistema de filtragem de combustível a granel (Bulk), onde será possível ver a transformação de um líquido contaminado em um fluido limpo, pronto para uso. A segunda estação mostrará a capacidade de retenção de impurezas e a eficiência da filtragem em preservar a integridade do maquinário. Já a terceira estação, de acordo com a empresa, será dedicada a desmistificar a origem dos filtros chamados “originais”, provando que os elementos comercializados pela Tec Peças e produzidos pela Donaldson possuem a mesma qualidade e eficiência, com a vantagem de um preço mais competitivo e atendimento diferenciado.
Encontro de inovação terá Prêmio Startups Top10 Show Florestal
A 2ª edição do Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2025 em Três Lagoas – MS, em paralelo ao Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto.
No primeiro dia de evento, serão apresentados vários cases de grandes empresas de base florestal, relacionados à temática de Inovações e Tecnologias Aplicadas nas Operações de Silvicultura, Colheita e Logística Florestal.
No segundo dia, 10 startups previamente selecionadas apresentarão suas soluções para o mercado no 1° Prêmio Startups Top10 Show Florestal. A premiação acontecerá dentro da programação do Evolution, a partir das 10h40.
Trata-se do segundo prêmio oferecido pela Forest Startup Conecta, uma iniciativa desenvolvida em conjunto pela Embrapa Florestas, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Grupo Malinovski, que tem como objetivo conectar startups com parceiros, investidores e clientes, de forma a viabilizar negócios no setor florestal.