24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Eldorado Brasil é referência e atrai olhares do mundo durante Show Florestal em Três Lagoas

Levando e buscando conhecimento, a Eldorado Brasil, apesar de trabalhar com equipamentos ultra tecnológicos, também sabe que não pode parar no tempo

Nesta semana, o mundo está de olho em Três Lagoas, isso porque a cidade é o ‘lar’ de tudo que existe de mais moderno no mundo quando o assunto é eucalipto. O Show Florestal 2025 começou nesta terça-feira (19) e continua até quinta-feira (21). Contando com mais de 160 expositores de todo o planeta, o evento chegou para ficar e, em apenas um dia, já movimentou mais de R$ 100 milhões.

Três Lagoas está ‘bombando’, hotéis, restaurantes e o aeroporto estão lotados nesses dias de feira. Pessoas do mundo todo se encontram aqui. Conhecida mundialmente como a Capital da Celulose, as fábricas que o município abriga também não ficaram de fora desse megaevento.

Estande da Eldorado Brasil é um dos mais visitados do Show Florestal

REFERÊNCIA NO SETOR

Uma das ‘mães da celulose’ em Mato Grosso do Sul está expondo na feira. Levando e buscando conhecimento, a Eldorado Brasil, apesar de trabalhar com equipamentos ultra tecnológicos, também sabe que não pode parar no tempo. Mesmo buscando se atentar ao mercado, a empresa também é referência e, devido à marca conhecida no mundo, tem sido uma das atrações do Show Florestal de 2025.

O Perfil News está na feira e acompanha tudo bem de perto. O diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, conversou com a equipe de reportagem. Mostrando toda a tecnologia e a potencialidade que a empresa produz e que exporta de Três Lagoas para o mundo, a direção da Eldorado, há quase 20 anos, nem imaginava que a cidade se tornaria o ‘berço’ do setor.

Veja abaixo bate papo com Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil

“Quando o pessoal falou do celeiro florestal, ou então que Três Lagoas seria o maior exportador de celulose do mundo, a gente ficava um pouco preocupado se isso ia acontecer, mas está aí. Hoje, o Mato Grosso do Sul tem uma área plantada de 1, 7 milhão, com tendência a passar de 2 milhões daqui a pouco”, disse.

A ÁRVORE PERFEITA

Apesar da mão de obra qualificada e todo empenho da equipe da Eldorado Brasil, a empresa também sabe que a tecnologia conta e muito para o setor crescer.

“O crescimento não veio sozinho, mas contou com muita tecnologia e esforço das equipes florestais. Hoje temos um processo de produção de floresta que mais avança no mundo. A gente consegue conversar com todas as nossas máquinas que estão lá operando. Todo o mapeamento, o uso de drone e a gente fala também com a planta, que tem um endométrio, e ela mostra que ela está crescendo a cada hora. Conseguimos alinhar o solo para a melhor planta. Estamos tentando fazer a melhor árvore, a árvore perfeita”

A Eldorado Brasil, apesar de saber que a tecnologia é necessária, a empresa também não esquece dos funcionários. Muito pelo contrário, ela tenta fazer com que o moderno ajude as pessoas que trabalham.

Eldorado Brasil é referência e atrai olhares do mundo durante Show Florestal em Três Lagoas

“Tecnologia para ter cuidado com as pessoas. A tecnologia pode percorrer, mas se ver bem, vai entender que nós estamos focando nas pessoas da Eldorado Brasil. Temos comunicação com aparelhos tecnológicos para os funcionários se comunicarem em fazendas, através de antenas Starlink. Nós temos uma alimentação de ponta, que a gente chama prato de ponta.  Temos o ônibus refeitório, que é um veículo superconfortável para que as pessoas façam as suas refeições dentro de um ambiente saudável e confortável. Isso é que faz a diferença. A tecnologia está aí, as pessoas precisam estar aderentes ao projeto e aí quererem trabalhar na Eldorado para que a gente faça uma boa floresta e uma boa simulagem”, ressaltou o diretor da empresa.

PARCERIAS

A empresa também explicou que o setor tem uma parceria com o governo, adiantando que a existe uma parceria de ‘descomplicar’.  O fato de o Governo Estadual facilitar a vinda de megaempreendimentos, também acaba atraindo as empresas prestadoras de serviço, gerando mais empregos e renda para todos. Mesmo apostando em facilidades, os governantes de MS pedem cautela quando o assunto é meio ambiente.

Eldorado Brasil é referência e atrai olhares do mundo durante Show Florestal em Três Lagoas

“O Estado Mato Grosso do Sul recebeu o projeto de braços abertos. É preciso ter alguns atributos. Você tem que ter uma grande quantidade de área, você precisa ter um solo que atende perfeitamente a cultura do eucalipto, você tem que ter luminosidade, isso tudo nós temos aqui no Estado, mas isso só não resolve. O governo fez a sua parte, é um governo descomplicado, é um governo que simplesmente fala, olha, eu só não quero que vocês descumpram a Lei. A lei está aí, o Código Florestal, tudo está aí para vocês cumprirem. Eu não vou exigir nada mais do que isso. É isso que os empresários gostam. Essa transparência, essa descomplicação. Por isso que a Mato Grosso do Sul atrai tantas empresas, especificamente de celulose, que juntou com uma aceitação do público, das comunidades, do setor, o governo que está fazendo a sua parte e o empreendedor que está apostando nessa região que é o Vale do Celulose”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.