30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Bataguassu desponta como novo polo econômico: ZPE antecipa conclusão e Bracell anuncia megafábrica para 2026

A cidade e toda região já se preparam para receber investimentos bilionários, chegada de novos moradores e a geração de milhares de empregos

A região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul vive um momento de transformação. Depois de Três Lagoas consolidar-se como referência nacional na produção de celulose, Bataguassu desponta como novo destino de megainvestimentos. O município deve concluir ainda em 2025 as obras da sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e já se prepara para receber a instalação da Bracell, que promete investir US$ 4 bilhões em uma nova unidade industrial.

ZPE: avanço estratégico no comércio exterior

Bataguassu desponta como novo polo econômico: ZPE antecipa conclusão e Bracell anuncia megafábrica para 2026
Construção do prédio de Alfandegamento da Receita Federal que deverá ser concluída até o final desse ano; a foto foi registrada em deste ano (Foto: Perfil News)

A construção do prédio de alfandegamento da Receita Federal, localizado às margens da MS-395, segue em ritmo acelerado. Embora o prazo oficial seja março de 2026, a responsável pela obra, a Egezpe, prevê entrega antecipada para novembro ou dezembro deste ano.

A iniciativa integra um esforço do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), que recentemente aprovou novos projetos industriais sustentáveis. Com a ZPE, Bataguassu passa a oferecer benefícios fiscais, isenção tributária e facilidades logísticas para empresas exportadoras e importadoras, fortalecendo sua posição estratégica na divisa com São Paulo.

Segundo o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), a decisão do governo federal foi determinante para atrair investimentos e empregos. “A ZPE vai transformar Bataguassu em polo de exportação, ampliando a renda local e impulsionando a instalação de empresas”, afirmou ao Perfil News.

Bracell: megainvestimento bilionário em celulose

Bataguassu desponta como novo polo econômico: ZPE antecipa conclusão e Bracell anuncia megafábrica para 2026
Imagens registada em maio deste ano durante Audiência Pública para implantação da Bracell em Bataguassu (Foto: Ricardo Ojeda)

Enquanto a ZPE se aproxima da fase operacional, Bataguassu já se prepara para outra transformação. A Bracell anunciou a construção de sua nova fábrica de celulose no município, com previsão de início das obras em fevereiro de 2026.

A planta terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas anuais e deve gerar 10 mil empregos na fase de construção e outros 3 mil na operação. Instalada a apenas 15 quilômetros da área urbana, a unidade reforça a vocação florestal do Estado, que já responde por 24% da produção nacional de celulose.

“Vale da Celulose” consolida liderança nacional

Bataguassu desponta como novo polo econômico: ZPE antecipa conclusão e Bracell anuncia megafábrica para 2026
Fábrica da Eldorado Brasil em Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

Mato Grosso do Sul confirma sua posição como potência mundial no setor. Três Lagoas abriga unidades da Suzano e da Eldorado; Ribas do Rio Pardo recebeu recentemente nova planta da Suzano; Inocência sedia a construção da fábrica da Arauco; e agora Bataguassu entra na rota com a chegada da Bracell.

O avanço do setor tem sido tão expressivo que a região passou a ser chamada de “Vale da Celulose”. Além do impacto direto na geração de empregos, o crescimento econômico vem estimulando o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes e serviços, criando um ambiente de expansão acelerada.

Desafios: mão de obra e moradia

Bataguassu desponta como novo polo econômico: ZPE antecipa conclusão e Bracell anuncia megafábrica para 2026
Assim como aconteceu em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, a cidade de Bataguassu sofrerá impactos populacional (Foto: Perfil News)

O boom industrial traz também desafios. Em cidades como Inocência, a demanda por trabalhadores chegou a superar a população local, cenário que deve se repetir em Bataguassu. A falta de mão de obra qualificada e de moradias já se apresenta como obstáculo.

Imóveis disponíveis estão escassos, e novos conjuntos habitacionais começam a ser construídos para atender à chegada de famílias de diversas regiões do país. Mesmo assim, muitos trabalhadores buscam moradia em municípios vizinhos, como Presidente Epitácio (SP).

Perspectivas

Com a combinação da ZPE e da nova fábrica da Bracell, Bataguassu se projeta como um dos principais polos de desenvolvimento do Centro-Oeste. O município experimenta o “gostinho do progresso” já vivido por Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência, e agora se prepara para se consolidar como protagonista da economia sul-mato-grossense.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.