24.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Dona Della impulsiona empreendedorismo feminino e movimenta negócios na Costa Leste de MS

Iniciativa da MS Florestal e Sebrae promoveu consultorias, oficinas e atendimentos, gerando mais de 39% de faturamento aos negócios participantes

Com uma trilha de capacitação completa ao longo de meses que envolveu atendimentos individuais e coletivos, consultorias especializadas e oficinas práticas, 75 empreendedoras de Bataguassu e Santa Rita do Pardo concluíram uma etapa importante de formação do Projeto Dona Della, alcançando resultados que chegaram a 39,66% de aumento no faturamento. A conclusão dessa fase ocorreu na noite desta terça-feira (9), no Olga Restaurante, em Bataguassu. O projeto segue em andamento e continua em 2026 com novas ações e oportunidades para as participantes.

A iniciativa foi criada pela MS Florestal em parceria com o Sebrae/MS, e conta com o apoio da Bracell Social e da Prefeitura Municipal. Durante a solenidade de apresentação de resultados, ainda ocorreu o anúncio das vencedoras dessa jornada e houve o reconhecimento para cinco empreendedoras.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Euricléia Fabiana de Queiroz, pontuou que as empreendedoras se engajaram de forma muito comprometida para obter resultados. “O Sebrae ofereceu capacitações, consultorias e acompanhamento. Estivemos presentes em todas as etapas, fortalecendo o protagonismo feminino na região. Os resultados demonstram o impacto positivo do trabalho conjunto e do empreendedorismo como ferramenta de transformação.”

Em Bataguassu, participaram 60 mulheres com negócios locais. Por lá, a média de aumento no faturamento dos empreendimentos chegou a 39% depois que as empreendedoras aplicaram as técnicas e ferramentas aprendidas. No caso de Santa Rita do Pardo, foram 15 empresárias diretamente empenhadas, com resultado positivo de aumento no faturamento na marca de 25%.

A coordenadora de Responsabilidade Social da MS Florestal, Michelle Oliveira, destacou a visão de futuro que as participantes desenvolveram. “Acompanhamos mulheres que chegaram cheias de dúvidas e hoje conduzem seus negócios com segurança e planejamento. É uma jornada de crescimento. É gratificante ver que o projeto impulsiona negócios, amplia autonomia, gera renda, fortalece o protagonismo feminino e confirma que investir em mulheres é multiplicar resultados para toda a comunidade.”

Vencedoras da jornada

Ao longo da jornada do Dona Della, as empreendedoras se comprometeram a passar por capacitações em diferentes áreas para aprimorar competências, fortalecer conhecimento sobre gestão e descobrir ferramentas para inovação. Receberam atendimentos individuais para conseguir aplicar estratégias, tiveram consultoria e ainda participaram de feiras e caravanas.

Por conta da metodologia trabalhada, essas mulheres participantes do projeto também puderam inscrever-se em uma etapa de avaliação. Foram recebidas 30 inscrições e, dessas, 27 candidatas ficaram aptas para serem avaliadas em critérios como participação nas atividades, evolução do plano de negócios, formalização das empresas, engajamento e desenvolvimento das competências empreendedoras.

Dona Della impulsiona empreendedorismo feminino e movimenta negócios na Costa Leste de MS
Ana Maria da Silva, Raviely Gonçalves Ramos e Elaine Cristina Silva Monteiro conquistaram o pódio de destaques da capacitação (Foto: Divulgação)

As vencedoras foram anunciadas durante o evento de encerramento do ciclo, realizado em 9 de dezembro. Em primeiro lugar, ficou a artesã Raviely Gonçalves Ramos, de Bataguassu, que alcançou 98,6 pontos. Na sequência, Ana Maria da Silva, de Santa Rita do Pardo, garantiu a segunda colocação com 97,6 pontos pelo trabalho no ramo de alimentos.

O terceiro lugar foi para Elaine Cristina Silva Monteiro, confeiteira do mesmo município, que obteve 97,4 pontos. Já Alessia Silva Santos, empreendedora do setor de serviços em Bataguassu, conquistou o quarto lugar com 97,0 pontos. Fechando o grupo das cinco melhores colocadas, a jovem artesã Janaína Marques, também de Bataguassu, somou 96,4 pontos.

Raviely Ramos, vencedora da jornada, contou que se sentiu perdida em alguns momentos, e construiu sua autonomia ao obter conhecimentos específicos. “Com esse prêmio em mãos, eu posso ver que todos os ensinamentos, todas as palestras, todo o tempo que a gente teve com caravanas fez eu ter acesso e conhecimento. Tudo isso veio com o Dona Dellas. Hoje encaro de uma maneira diferente, já me senti perdida, às vezes, e hoje sei me orientar.”

Dona da quinta colocação no prêmio, Janaína Marques lembrou da importância de se fazer conexões para se sentir amparada. “Foi uma jornada de crescimento, conexões verdadeiras e aprendizados que levarei para a vida. Obrigada a cada que caminhou ao meu lado, somou, ensinou e acreditou. Esse projeto marcou minha história de um jeito único.”

A sexóloga e empreendedora Kelly Cristiny, que integrou a jornada, ressaltou a potência que um trabalho conjunto pode gerar em resultado. “Participar do Dona Della foi, para mim, uma experiência transformadora — um verdadeiro divisor de águas na minha vida pessoal e no fortalecimento do meu negócio. Em cada troca, em cada orientação, eu pude sentir a potência coletiva que se forma quando mulheres decidem crescer com consciência, propósito e coragem. Tenho a certeza de que quando mulheres se encontram, se escutam e se apoiam, todas renascem juntas.”

Projeto em quatro cidades

O Dona Della vem sendo desenvolvido em municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul e alcançou, até agora, 120 mulheres no total. Fazem parte dessa iniciativa empreendedoras de Água Clara, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Brasilândia. No primeiro ciclo, foram 25 mulheres residentes de Água Clara que participaram e conseguiram alcançar uma média de 15% de incremento no faturamento após as capacitações.

O outro ciclo contemplou 60 mulheres de Bataguassu e 15 de Santa Rita do Pardo, com o encerramento ocorrido neste dia 9 de dezembro. Já em Brasilândia, a jornada ainda está em andamento com a participação de 20 empreendedoras. 

O projeto terá um novo ciclo em 2026. Para conhecer mais sobre o empreendedorismo feminino, como aproveitar oportunidades de negócio e conhecer outras capacitações do Sebrae/MS disponíveis, acesse ms.sebrae.com.br. ou ligue para o número 0800 570 0800

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.