Com 2,2 mil m² de painéis solares em Curitiba e capacidade anual de 440 MWh, Neodent avança na transição energética e reforça meta global de ser Net Zero até 2040
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada com mil executivos de todos os portes e estados, 48% das empresas afirmaram investir, em 2024, em ações ou projetos de uso de energia hídrica, eólica, solar, biomassa ou hidrogênio de baixo carbono — um salto relevante em relação aos 34% registrados em 2023. Entre as indústrias que adotaram fontes renováveis, a autoprodução foi a principal estratégia (42%), motivada sobretudo pela redução de custos, citada por 50% das empresas. A Neodent, líder brasileira em implantes dentários, celebra o Dia Internacional da Energia Limpa (26 de janeiro) com resultados concretos que a posicionam como referência industrial no uso de fontes renováveis
Desde 2019, a empresa opera com 100% de energia limpa no Mercado Livre de Energia e, a partir de um sistema fotovoltaico instalado em uma de suas fábricas, na Cidade Industrial de Curitiba, já gerou aproximadamente 700 MWh em 2024 e 2025. Considerando uma média anual de geração de 350 MWh, esse volume seria suficiente para abastecer cerca de 150 residências por ano, reforçando o impacto positivo da iniciativa também do ponto de vista social.
A transição energética é um pilar estruturante da estratégia ESG da Neodent e conecta eficiência operacional, inovação industrial, responsabilidade ambiental e governança. A adoção de energia limpa contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e reforça o alinhamento da companhia à meta global de ser Net Zero até 2040. Além disso, a iniciativa exerce efeito multiplicador ao influenciar positivamente fornecedores e parceiros, promovendo uma cadeia produtiva mais sustentável e resiliente.
Na planta industrial, foram instalados 2,2 mil metros quadrados de painéis solares, com capacidade de geração de 440 MWh por ano. Em operação desde 2023, a energia produzida é injetada na rede da Copel — principal empresa de energia elétrica do Paraná. O projeto integra uma estratégia mais ampla de eficiência energética e previsibilidade de custos, fortalecida pela atuação da Neodent no Mercado Livre de Energia, envolvendo aquisição de energia limpa exclusivamente de fontes renováveis, como PCHs, biomassa, eólica e solar e compra de certificados que garantem a rastreabilidade de que a energia consumida foi gerada por fontes renováveis.
“A sustentabilidade, para nós, não é um projeto pontual, mas um direcionador de decisões. Ao integrar energia limpa à operação, conseguimos ganhar eficiência, reduzir riscos e preparar a empresa para um cenário industrial cada vez mais exigente em termos ambientais e regulatórios”, reforça a Diretora de Sustentabilidade da Neodent, Raphaela Borba.
O estudo da CNI também aponta que a energia renovável ganha espaço como vetor de descarbonização. Em 2024, 25% das indústrias passaram a priorizar o uso dessas fontes para reduzir emissões de GEE, além do crescimento da inovação tecnológica como estratégia climática, que avançou de 14% para 20% no período. Nesse contexto, a experiência da Neodent antecipa tendências e demonstra como a transição energética pode gerar ganhos ambientais e econômicos de forma simultânea.
O compromisso da companhia com a agenda climática já foi reconhecido pelo Selo Clima Paraná, registro público estadual de emissões de gases de efeito estufa previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas. A Neodent participou voluntariamente do programa entre 2022 e 2025, na categoria Grandes Indústrias / Mercado Externo, reforçando a transparência, o monitoramento das emissões e a adoção de medidas de mitigação.
Para a Neodent, a indústria odontológica tem papel relevante na transição energética global. Embora não seja tradicionalmente intensiva em carbono, o setor apresenta alto padrão tecnológico e forte capacidade de influência sobre cadeias produtivas internacionais. Ao investir em energia limpa e inovação, a companhia consolida sua visão de longo prazo, fortalece a competitividade e contribui para acelerar a descarbonização da indústria brasileira.
Sobre a Neodent
A Neodent é uma indústria brasileira de implantes dentários, fundada há mais de 30 anos e integrante do grupo suíço Straumann. Presente em quase 100 países, possui um compromisso claro com um futuro sustentável e com a geração de impacto positivo para seus colaboradores, a sociedade e o meio ambiente. Suas ações ESG se baseiam em quatro pilares — saúde bucal, desenvolvimento de pessoas, cadeia sustentável e crescimento responsável —, com iniciativas como a Expedição Novos Sorrisos e o Futuro Sorriso, que unem saúde, educação, inclusão e transformação social.



