A ação da MS Florestal deu início à primeira turma do Programa de Formador de Operador Trainee, que terão novas turmas ainda no primeiro semestre do ano
A MS Florestal, empresa sul-mato-grossense, do grupo RGE, iniciou nesta semana, no município de Água Clara (MS), uma ação inédita, o Programa de Formação de Operador Trainee. A iniciativa é a primeira do gênero voltada exclusivamente para a formação de mão de obra especializada em colheita de eucalipto na região, setor que atualmente não possui força de trabalho técnica disponível para pronta contratação.
O grande diferencial do programa é o modelo de contratação imediata via CLT: ao contrário de cursos tradicionais que oferecem apenas bolsas, os 28 participantes desta primeira fase já integram o quadro de colaboradores da companhia, com carteira assinada e todos os benefícios garantidos desde o primeiro dia de instrução. O cronograma de formação terá duração superior a um ano, sendo os primeiros seis meses dedicados a uma intensa jornada entre aulas teóricas e práticas em um parque de máquinas dedicado exclusivamente ao treinamento.
A primeira turma reflete um processo seletivo inclusivo e de alcance nacional. O grupo reúne homens e mulheres de Mato Grosso do Sul, Amapá, Minas Gerais, São Paulo e Maranhão. Segundo Helen Cristina Branício Guarini e Silva, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da MS Florestal, o programa é uma ferramenta de transformação social. “O Programa de Formação de Operador Trainee é uma resposta estratégica à necessidade de mão de obra especializada no ‘Vale da Celulose’. Nosso compromisso vai além de preencher vagas; buscamos identificar potenciais talentos e oferecer as ferramentas necessárias para que construam uma carreira sólida e estável na companhia, independentemente de sua origem”.

A história de Joérica Travasso Moreira, natural de Laranjal do Jari, no Amapá, ilustra o impacto da iniciativa. “Mudei para Água Clara em busca desta oportunidade. Na minha região, além da falta de vagas, sofri bastante preconceito por ser negra e pela minha orientação sexual. Aqui na MS Florestal, me sinto acolhida e valorizada por todos. Estou muito feliz e todos deveriam valorizar essa oportunidade com todas as forças”.
A capacitação prepara os profissionais para serem operadores mantenedores, capazes de conduzir tanto a colheita quanto a manutenção básica dos equipamentos. O respeito e a confiança são valores centrais pregados durante todo o processo. Durval do Nascimento Bento, Supervisor de Treinamento da MS Florestal, destaca que o método prioriza a tranquilidade do colaborador. “Primeiro contratamos e depois treinamos. Isso representa segurança real para o trabalhador e para sua família. Temos como pilares, segurança e desenvolver pessoas. O programa de treinamento é diferenciado, contemplando teoria, uso de simuladores e prática, para garantir que todos atinjam a excelência operacional e que possam criar raízes na empresa e região”.
Próximas Turmas
A MS Florestal projeta uma expansão rápida do programa em Água Clara. Além dos 28 alunos atuais, uma segunda turma de 62 pessoas já está com o processo seletivo na fase final. Uma terceira turma, com mais 30 vagas, está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2026, consolidando o compromisso da empresa em criar raízes e desenhar carreiras dentro das cidades onde atua.
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com.


