32.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de abril de 2026

Comitê Estadual MS Alfabetiza renova compromissos em encontro nacional

Debate nacional renova compromisso com a alfabetização na idade certa

Entre os dias 15 e 17 de abril, representantes do Comitê Estratégico Estadual do Programa MS Alfabetiza participaram em Brasília do Encontro Nacional dos Comitês Estratégicos Estaduais do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

A delegação sul-mato-grossense reuniu integrantes da SED (Secretaria de Estado de Educação), da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Mato Grosso do Sul, do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e da Comissão do Pro-LEEI – Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Uma meta nacional para todos

O encontro, coordenado pelo Ministério da Educação, reuniu representantes de todas as unidades federativas em torno de um propósito comum; garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Para isso, o CNCA e o MS Alfabetiza articulam ações estratégicas como formação continuada de professores, avaliação da aprendizagem, produção de materiais didáticos e fortalecimento da gestão educacional, em regime de colaboração entre União, estados e municípios.

O que esteve na agenda

A programação contemplou a discussão sobre o papel dos Comitês Estratégicos Estaduais na governança da política educacional, o compartilhamento de experiências entre os estados e a análise dos principais desafios nos territórios.

Os participantes também aprofundam o trabalho com instrumentos fundamentais do CNCA, como o ICA (Indicador Criança Alfabetizada), os materiais didáticos complementares e o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, além de construir compromissos regionais e avançar na formação continuada de professores.

MS em foco no debate nacional

O encontro reforça o alinhamento entre as estratégias do MS Alfabetiza e as diretrizes nacionais, ampliando a capacidade do estado de garantir que nenhuma criança chegue ao 3º ano sem saber ler e escrever.

“A Educação de Mato Grosso do Sul se consolida em um importante momento de pactuação federativa, reunindo gestores, técnicos e especialistas em torno de compromissos para todo o país”, ressaltou o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais da SED, Davi de Oliveira dos Santos

Para a coordenadora de Articulação Pedagógica, Maria Gorete Siqueira, a presença da SED, UNDIME e TCE de Mato Grosso do Sul, e da Comissão do Pro-LEEI, na delegação estadual é, por si só, um sinal de comprometimento coletivo com as metas.

“Estou confiante na participação das quatro instâncias porque demonstram a consolidação de políticas públicas capazes de garantir o direito de aprendizagem a todas as crianças”, destacou Gorete.

Na foto, acima, os representantes do Cealfa/MS (Comitê Estadual MS Alfabetiza), Leila Aparecida Rocha, DME de Corguinho; Alessandra Beker, Articuladora Estadual pela UNDIME; João Paulo Mendes, coordenador-geral de Alfabetização/MEC; Gorete Siqueira, Articuladora Estadual pela SED; Angela Maria de Brito, DME de Três Lagoas e vice-presidente da UNDIME; Ariadene Pulchério, representante do Núcleo de Avaliação da Coordenadoria-Geral de Planejamento e Avaliação Educacional; e o representante do Tribunal de Contas do Estado, Roberto Silva Pereira.

Gilberto Junior, SED

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.