Segundo a Energisa, um raio atingiu a fiação elétrica e interrompeu o fornecimento
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida ficou sem energia na noite chuvosa de sábado (09), por pelo menos 2 horas. A situação comprometeu o atendimento aos pacientes, especialmente pela ausência de um gerador funcional para suprir a demanda emergencial.
De acordo com relatos de uma funcionária, que preferiu não se identificar, a falta de energia gerou momentos críticos dentro da unidade.
“Unidade sem energia, sem gerador, e com paciente grave com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), precisou ser entubada, tudo realizado com luz de celular”, relatou.
Além disso, não foi possível realizar a regulação de vagas no sistema devido à queda de energia. O encaminhamento de pacientes precisou ser feito de forma improvisada.
“Passou o caso só por telefone, zerou a vaga e o Samu veio buscar. Antes do Samu chegar, deu entrada outro paciente com AVE (Acidente Vascular Encefálico). Teve que ser entubado também. A loucura foi que as bombas e os ventiladores já estavam desligando por falta de bateria”, contou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconcelos, demonstrou preocupação com o ocorrido.
“Em uma unidade de urgência e emergência, isso não pode ser tratado como um problema simples de estrutura: estamos falando de segurança do paciente, segurança dos trabalhadores e continuidade da assistência”, disse.
Ainda de acordo com ele, o Conselho irá solicitar formalmente à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informações sobre o relatório da queda de energia, o motivo do não funcionamento do gerador, a última manutenção preventiva realizada, o contrato responsável pela manutenção, o plano de contingência da unidade e quais providências foram adotadas para evitar que isso se repita.
“Um gerador instalado que não funciona no momento em que é necessário revela possível falha de planejamento, manutenção ou fiscalização. Uma unidade de urgência não pode depender de improviso. Atendimento com lanterna em UPA é a demonstração de que algo falhou e precisa ser corrigido imediatamente”, destacou.
Em nota, a Energisa informou que houve interrupção parcial no fornecimento de energia na região devido a um raio que atingiu a fiação elétrica. Ainda de acordo com a distribuidora de energia elétrica, a ocorrência começou às 18h28, e equipes foram mobilizadas para realizar os reparos. O fornecimento foi restabelecido às 20h31.
Ao Campo Grande News, a Sesau informou que “as equipes da unidade mantiveram o atendimento à população e adotaram as medidas necessárias para garantir a assistência aos pacientes, sem prejuízo aos mesmos, até a normalização da energia, registrada por volta das 21h, sem novas oscilações”.
Fonte: Campo Grande News






