03/09/2006 19h17 – Atualizado em 03/09/2006 19h17
Estadao.com
Foi culpa da defesa. A derrota humilhante por 5 a 1 para o Santos neste domingo na Vila Belmiro só aconteceu porque a defesa do Palmeiras falhou em momentos cruciais, cometeu erros bobos e infantis e em nenhum momento trabalhou com tranqüilidade. Mais errou que acertou. No começo, as bolas aéreas atormentaram Nem, Daniel e Alceu. Paulo Baier também esteve irreconhecível. Na etapa final, quando a maior parte dos gols do Santos saíram, os jogadores santistas entraram como quiseram na zaga, sem qualquer resistência.
“Desculpa, mas não tenho de fazer qualquer análise do resultado, até porque tenho certeza de que depois serei criticado por isso. Claro que foi uma derrota humilhante”, disse Edmundo, com cara de poucos amigos. O atacante e Daniel trocaram acusações durante o jogo. Edmundo reclamou o tempo todo da defesa palmeirense. Escolheu o capitão como culpado.
Ao desenhar a jogada do único gol do Palmeiras na Vila, Edmundo provocou a torcida santista. Queria ouvi-la festejar o gol de Juninho. No final, ele teve de ouvir gozações e o pedido para que os palmeirenses ficassem no estádio para ver mais gols, do Santos, claro. Isso o irritou. “Poderíamos ter feito oito ou nove gols”, colocou fogo o goleiro Fábio Costa. Edmundo ficou revoltado.
Paulo Baier e Daniel personificaram a derrota. Ambos eram a cara da fragilidade do Palmeiras. “Toquei errado no lance do terceiro gol do Santos. A culpa foi minha. Toquei mal para o Daniel, achei que ele estava soberano na jogada, ele ou o Nen. Errei. Não vi o jogador santista se aproximar”, admitiu Paulo Baier. O rival a que ele se refere era Wellington Paulista, que pegou a bola e foi parar dentro do gol. Com 3 a 1, o Palmeiras parou. Passou andar em campo e sofreu mais dois gols.
O técnico Tite não explicou a derrota, a lentidão e apatia do seu time. Preferiu comentar que a diretoria do Palmeiras irá à CBF pedir que o árbitro gaúcho, como ele, Leonardo Gaciba da Silva não seja mais escalado para as partidas do time alviverde. “Por favor, não entendam isso como uma desculpa, mas se ele marcasse aquele pênalti no Daniel, naquele momento do jogo quando estava 2 a 1, poderia ter mudado a história. Isso não tira os méritos do Santos, por favor. Mas o juiz interferiu, sim, no resultado e de forma direta.”





