18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Abertas as inscrições para a I Olimpíada Brasileira de Cartografia

08/04/2015 17h05 – Atualizado em 08/04/2015 17h05

A competição será dividida em duas etapas e a final será no Rio de Janeiro em agosto

Da redação

Estão abertas as inscrições para a I Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), voltada aos estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos. Entre os objetivos do evento destacam-se: estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; prover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

A olimpíada será executada em duas etapas: na primeira, cada escola participante deverá formar uma equipe de no máximo 4 alunos mais um professor responsável, que se inscreverão no site www.olimpiadadecartografia.uff.br. Na primeira etapa, serão elaboradas questões relacionadas a cartografia que estarão disponíveis aos inscritos no site, via plataforma Moodle.

Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade proposta e enviar para a comissão de avaliação das olimpíadas que fará a avaliação dos trabalhos práticos recebidos (mapas digitais ou analógicos elaborados, instrumentos) e selecionará as três melhores equipes. Estas farão a etapa final na cidade do Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, inclusive com participação na corrida de orientação que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015), sendo a equipe vencedora desta fase considerada a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia.

Saiba mais em www.olimpiadadecartografia.uff.br

(*) SED/MS

As inscrições vão até o dia 14/04. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.