19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Acessibilidade valoriza imóveis em até 20%

05/04/2014 11h17 – Atualizado em 05/04/2014 11h17

Até 20% no valor do imóvel, é o ganho que preencher critérios de acessibilidade pode trazer, explicou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), Jary de Carvalho e Castro

Da Redação

Até 20% no valor do imóvel, é o ganho que preencher critérios de acessibilidade pode trazer, explicou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), Jary de Carvalho e Castro, durante palestra no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 14ª Região (CRECI/MS).

Jary lembrou que investir em acessibilidade é ampliar o público-alvo e com isso valorizar o imóvel /empreendimento. Ele ressalta que hoje 25% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, sem contar com deficiências temporárias (como as causadas por acidentes) e que a acessibilidade também é fundamental para idosos, gestantes e obesos.

“O mundo precisa se tornar cada vez mais acessível”. O presidente do CREA lembrou que hoje a entidade se tornou referência no País em relação ao assunto e que o envolvimento de entidades como o CRECI corrobora com este desempenho. “Esta já é a segunda vez que estamos aqui no Conselho para falar do assunto, portanto a entidade contribuiu para isso”.

O engenheiro civil também falou sobre a importância de conceber os imóveis com critérios de acessibilidade, investimento que corresponde entre 1% e 1,5% do valor da obra, quando a adequação chega a representar um custo de 25%.

Ao responder questionamentos do público, Jary falou sobre a importância do envolvimento do poder público, lembrando que em outros Países se responsabiliza pelas calçadas, que são padronizadas ou mesmo divide essa responsabilidade com o proprietário do imóvel.

Por fim, falou sobre o livro de sua autoria, Ir e Vir, em aborda a acessibilidade relatando experiências pessoais e profissionais e também ouvindo especialistas de diversas áreas sobre o assunto. Jary sorteou livros entre os corretores de imóveis presentes.

O presidente do CRECI/MS, Delso José de Souza, ressaltou a importância da participação do corretor de imóveis no Ciclo de Palestras realizado pela entidade. “É uma satisfação saber que o corretor de imóveis procura se aperfeiçoar para melhor desenvolver seu trabalho”.

(*) Com informações de Assecom Creci MS

O presidente do CRECI/MS, Delso José de Souza, ressaltou a importância da participação do corretor de imóveis no Ciclo de Palestras realizado pela entidade (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.