27 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Acidente em curtume deixa quatro mortos e dezenas de pessoas intoxicadas

31/01/2012 15h38 – Atualizado em 31/01/2012 15h38

Frigorifico Marfrig divulga nota sobre acidente que teve quatro mortes

Corpo de Bombeiros interditou a BR 267, (Rodovia Manoel da Costa Lima) enquanto a unidade do curtume foi evacuada. Três Vitimas foram encaminhadas para Presidente Prudente

Ricardo Ojeda

A violenta explosão que aconteceu no final da manhã desta terça feira em Bataguassu mudou o cotidiano e a tranqüilidade do município. O complexo onde funciona a unidade do curtume do frigorífico Marfrig explodiu quando funcionários trabalhavam no local.

Na explosão, o gás cloramin foi liberado, altamente tóxico, deixando 4 pessoas mortas e várias outras intoxicadas. Tão logo foi registrado o acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado, fechando a BR-267 (Rodovia Manoel da Costa Lima), onde está situado a planta da unidade industrial.

VÍTIMAS

As vítimas foram encaminhadas à Santa Casa de Bataguassu e tão logo a população tomou conhecimento do fato, se dirigiram à porta de entrada da Santa Casa para buscar notícias de parentes e amigos.

As vítimas fatais foram identificadas por; Marcos Vinicius da Silva Melo, Waldir Henrique Raimundo, Elimar Felipe da Silva e Karl Mateus, enquanto Vinicius Alcântara, Sidney da Silva Vitorio e Leonardo de Oliveira Silva foram encaminhados ao hospital de Presidente Prudente.

Várias pessoas que trabalhavam na unidade do curtume estão neste momento recebendo atendimento médico na Santa Casa de Bataguassu. Segundo informações, mais de 400 pessoas estão na frente do hospital, em busca de informações, inclusive familiares estão desesperados com a situação, pois até então não se tem uma informação oficial da ocorrência. Policiais militares estão no local para conter os ânimos da população.

Veja arquivo das características técnicas do Gás Cloramin

MANIFESTO

A assessoria de comunicação do Frigorífico Marfrig divulgou nota de esclarecimento que o curtume foi evacuado e peritos da Polícia Civil já estão no local para averiguar a causa do acidente. Segundo a nota, informações preliminares indicam que houve uma reação química decorrentes de manipulação utilizados nas atividades do curtume. Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Marfrig informa que o acidente envolvendo a unidade de curtume no município deBataguassu (MS) já foi controlado e que os funcionários atingidos já foram removidos e estão sendo atendidos pela Santa Casa local. O curtume foi evacuado e, em conjunto com a polícia civil e técnica, a causa do acidente está sendo apurada. Informações preliminares indicam que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos inerentes da atividade de curtume. Executivos da empresa estão no local empenhados na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. Assim que as informações estiverem esclarecidas a empresa voltará a informar. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente.

Grupo Marfrig

SINTOMAS DO GÁS CLORAMIN

O gás Cloramin é potencialmente tóxico além de corrosivo, provoca queimaduras, é irritante, pode produzir sensibilização na pele e há perigo de fogo em contato com matérias combustíveis.

Os principais sintomas de Intoxicação por ingestão ou inalação, são: irritação das mucosas do aparelho digestivo e vias respiratórias e por contato, produz irritação da pele e olhos.

PRIMEIROS SOCORROS

Quando acontecer um acidente nunca deixar o intoxicado sozinho. Em caso de contato com os olhos, lave-os com bastante água durante pelo menos 15 minutos. Consultar um médico imediatamente. Retire o intoxicado da zona contaminada.


Centenas de pessoas, entre amigos  familiares estão na frente da Santa Casa de Bataguassu a procura de noticias (Foto: msnoticiasnews)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.