20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Alunos de 17 Escolas Municipais de Três Lagoas participam de Jogos Educacionais da SEMEC

08/05/2018 14h49

Aproximadamente 600 alunos participam do projeto que tem cinco princípios: ações de construção coletiva, respeito, diversidade, educação integral e autonomia.

Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, por meio do seu Departamento Pedagógico, abriu as inscrições para a Segunda Edição dos Jogos Abertos Educacionais da SEMEC (JAES). Dezessete Escolas Municipais participam do projeto com alunos de 9 a 13 anos do Ensino Fundamental I e II.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Física, Semy Elias, as inscrições deverão ser feitas nas escolas pelos professores de Educação Física até o dia 08 de junho.

COMO FUNCIONA

De acordo com o coordenador, aproximadamente 600 alunos da Rede Municipal participam do projeto que tem por base cinco princípios: ações de construção coletiva, respeito, diversidade, educação integral e autonomia.

Semy explica que “os jogos educacionais são importantes, pois resgatam o respeito, afeto e trabalho em grupo. Trabalhamos com os alunos a inclusão e eles aprendem brincando que, trabalhando juntos, sem excluir ninguém, todos ganham. Ao final, entregamos medalhas e troféus para todos firmando essa autonomia e conhecimento que trabalhamos com as crianças durante os jogos”, disse o coordenador.

Entre as 13 modalidades do JAES estão: cabo de guerra para trabalhar a atividade de matriz indígena; voleyxiga feito com bexigas de água; desafio de circuito com obstáculos surpresa, tais como escorregador de lona com sabão; arremeços, lançamentos e saltos; futebol de golzinho e tapembol (jogo em que os alunos dão tapas na bola entre os participantes, trocando passes até o objetivo do gol). “São esportes coletivos adaptados para todos os alunos trabalharem a participação em grupo”, disse.

As regras das 13 modalidades são construídas com a ajuda dos próprios alunos junto com seus professores de Educação Física. “As crianças têm a oportunidades de opinar sobre as regras dos jogos, tomando decisões em nome das equipes. Durante os jogos o árbitro não tem a palavra final, pois as sugestões dos atletas são consideradas em vários momentos”, explica o coordenador.

A segunda edição do JAES está prevista para acontecer no final do mês de maio.

(*) Assessoria de Comunicação

De acordo com o coordenador, aproximadamente 600 alunos da Rede Municipal participam do projeto que tem por base cinco princípios: ações de construção coletiva, respeito, diversidade, educação integral e autonomia (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.