27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Após Missas virtuais, católicos poderão comungar durante a Semana Santa

Eucaristia será entregue após a transmissão online da Santa Missa e os fiéis deverão permanecer dentro do carro

Com o decreto municipal que proíbe aglomerações – entre elas, reuniões religiosas presenciais – fiéis de todas as religiões passaram a usar os meios online para interagir e assistir às suas celebrações.

As 15 paróquias católicas de Três Lagoas também têm, desde o dia 18 de março, celebrado missas privativas que são transmitidas ao vivo em redes sociais.

Entretanto, com a proximidade da Semana Santa, os fiéis poderão receber a Eucaristia – ritual católico que representa “receber o Corpo de Cristo”.

No Domingo de Ramos (5/4), após a Missa, que será transmitida online no horário tradicional de cada paróquia, o Padre irá para frente da Igreja, abençoará os ramos e entregará a Sagrada Eucaristia para àqueles que desejarem comungar. É importante ressaltar, que, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, os fiéis deverão permanecer dentro dos carros, evitando aglomerações.

Cada paróquia divulgará os horários de suas missas virtuais e o horário em que será oferecida a Eucaristia aos fiéis.

Seguindo a mesma orientação, no Domingo de Páscoa (12/4), os fiéis que desejarem comungar são convidados a irem até a Igreja, após a transmissão online da Santa Missa – no horário tradicional de cada paróquia – e receber a Sagrada Eucaristia dentro do carro.

A notícia foi divulgada pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp, na terça-feira (31/3), durante reunião de vídeo conferência com o Clero diocesano. “Receber o Cristo Eucarístico é para nós, católicos, o centro da nossa fé. Após esse longo período, em que os cristãos comungaram no silêncio de seus corações, temos a graça de chamar os fiéis para comungar em espécie, ou seja, receber o Corpo e Sangue de Cristo. Como lembra São João Paulo II, ‘a Eucaristia é o centro e o ápice da Vida Cristã, poder estar com ele é a maior graça desta vida’, e nesta Semana Santa queremos promover este encontro, ainda que seja breve, devido ao atual cenário em que estamos”, disse Dom Luiz.

Programação online da Semana Santa

A programação da Semana Santa também será transmitida ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e cada paróquia deve divulgar um cronograma com os horários das celebrações (ao final, segue o endereço das redes sociais das paróquias).

Pela página do Facebook da Diocese de Três Lagoas (https://www.facebook.com/diocese3lagoas/), os fieis poderão acompanhar a seguinte programação:

Domingo de Ramos (5/4) – às 9h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp (após a transmissão online, o Bispo abençoará os ramos e distribuirá a Sagrada Eucaristia no entorno da Catedral Sagrado Coração de Jesus).

Quarta-feira (8/4): Missa dos Santos Óleos / Missa da Unidade – às 10h – Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp e concelebrada pelos Padres da Diocese de Três Lagoas.

Quinta-feira Santa (9/4): Missa da Instituição da Sagrada Eucaristia – às 18h – Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp

Sexta-feira Santa (10/4) – 15h – Celebração da Paixão do Senhor

Sábado Santo (11/4): Vigília Pascal – 18h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp.

Domingo de Páscoa (12/4) – 9h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp (após a transmissão online, o Bispo distribuirá a Sagrada Eucaristia no entorno da Catedral Sagrado Coração de Jesus).

Páginas no Facebook das paróquias da Diocese de Três Lagoas

*Facebook da Diocese de Três Lagoas*

*Santuário Diocesano – Aparecida do Taboado*

*Paróquia Santa Rita de Cássia – Três Lagoas*

*Paróquia Santa Luzia – Três Lagoas*

*Paróquia Santo Antônio – Três Lagoas*

*Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Três Lagoas*

*Paróquia São Francisco de Assis – Três Lagoas*

*Paróquia Santo Antônio – Paranaíba*

*Paróquia Cristo Bom Pastor – Brasilândia*

*Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Água Clara*

*Paróquia São Pedro Apóstolo – Chapadão do Sul*

*Paróquia São José – Cassilândia*

*Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Pardo*


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.