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ARTIGO:Fraude em seguros: melhor prevenir porque o remédio é caro

29/07/2013 13h54 – Atualizado em 29/07/2013 13h54

Marcelo Kekligian

A última pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), realizada com 83% das seguradoras do país, apontou que os casos de sinistros suspeitos, fraudes detectadas e fraudes comprovadas somavam R$ 2,6 bilhões do total de negócios feitos pelo mercado segurador brasileiro em 2011. Calcula-se que os casos de fraude estão entre 10% e 15% do volume total de sinistros pagos, ou até R$ 3,6 bilhões ao ano. Os ramos mais sensíveis são os seguros de automóveis, vida, saúde e patrimoniais. É inevitável dizer que todas as seguradoras têm o desafio de investir e criar soluções que possibilitem maior prevenção à fraude.

Com o objetivo de aumentar a prevenção e a detecção desse tipo de ocorrência, a Serasa Experian apresenta o Hunter, um sistema antifraude que sustenta um ciclo contínuo de prevenção, detecção, investigação e consequente melhoria das operações preditivas em seguros. O Hunter encontra-se em operação na Inglaterra desde 1993 e lá dobrou a detecção de fraudes, reduzindo as perdas em até 90%. Hoje a ferramenta é utilizada em mais de 170 clientes presentes em 21 países, incluindo o Brasil.

A solução trabalha com sofisticados algoritmos para combinação de informações, agregando inteligência ao processo de verificação de casos. Outro mérito do sistema é a geração de alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas, diante de dados que, com a aplicação de métodos antifraude tradicionais, não seriam detectadas. O Hunter é facilmente empregável e prova sua flexibilidade de integração junto a diversas plataformas, com flexibilidade para ser utilizado em diferentes canais e produtos. A possibilidade de cruzamento de informações entre empresas que usam a ferramenta é um dos pontos fortes do Hunter: o compartilhamento garante capacidade de detecção potencializada.

Altamente recomendável para o segmento de seguros, o Hunter está disponível para o mercado segurador do Reino Unido desde 2000, onde gerencia uma base de 15 milhões de apólices. Nos últimos 12 meses conseguiu reconhecer 11 mil fraudes. A solução pode repetir os bons resultados no Brasil: estima-se que o mercado nacional de seguros de automóveis tenha quantidade similar de apólices.

O conhecimento dos fatores que afetam o segmento, bem como o know-how da Serasa Experian no combate a esse tipo de crime, ajuda na eficiência junto às seguradoras, que podem aplicar a ferramenta no momento da análise da proposta e na área de sinistros para evitar e detectar a fraude. Da mesma forma, a utilização do Hunter nesses dois momentos proporciona a prevenção de riscos na cotação do seguro e a redução de despesas administrativas no processo de investigação.

O Hunter também prova eficiência nos setores de telecomunicação, cartões de crédito, automotivo e varejo. A comprovação dos benefícios da solução junto a bancos e financeiras, por exemplo, foi conferida por um estudo internacional recente, que registrou aumento de 36% na capacidade preditiva de companhias do ramo.

O investimento em tecnologias antifraude diferenciadas como o Hunter se justificam duas vezes: além de prevenir prejuízos financeiros das seguradoras, a alta performance na detecção e comprovação fortalece a imagem da empresa junto ao mercado e ganha seu respeito.

Marcelo Kekligian é presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian.

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