28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Bahia confirma primeiro caso de coronavírus e total no Brasil vai a nove

Rio de Janeiro e Espírito Santo também entraram na lista com um caso cada. Outros dois novos casos são no estado de São Paulo, caracterizados como transmissão local; Brasil monitora 636 suspeitos e já descartou 378 casos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de novo coronavírus no estado. Com esse, já chega a nove o número de infectados com o Covid-19 no Brasil. O Ministério da Saúde analisa mais um provável caso no Distrito Federal, que aguarda a contraprova. 

O nono caso trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, que esteve na Itália e voltou ao Brasil no dia 25 de fevereiro.

Apesar de ter manifestado os sintomas logo que chegou de viagem, agora ela se encontra assintomática e em isolamento domiciliar.

No final da tarde de quinta-feira, o Ministério da Saúde havia confirmado os primeiros casos de transmissão local. Duas pessoas, que não viajaram para fora do país, mas tiveram contato com o primeiro brasileiro com o Covid-19, também foram diagnosticadas com o vírus.

homens com máscara coronavírus
Número de casos do novo coronavírus chega a 9. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O caso do Rio de Janeiro também confirmado na tarde desta quinta-feira (5), trata-se de uma mulher de 27 anos com histórico de viagem pela Itália e Alemanha, em fevereiro. A paciente apresentou sintomas de febre, coriza e falta de ar, ainda durante a viagem. Depois de uma semana da chegada ao Brasil, a mulher procurou uma unidade de saúde em Barra Mansa, onde fez testes que deram negativo para outras viroses. Por apresentar histórico de viagens para áreas endêmicas e ter sintomatologia, seguiu-se o plano de contingência do Ministério de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, com material encaminhado à Fiocruz, no Rio de Janeiro, que atestou positivo para coronavírus.

No Espírito Santo, o caso confirmado é também de uma mulher, de 37 anos, e histórico de viagem pela Itália. Ela apresentou sintomas e foi atendida na rede de saúde privada e a testagem foi realizada pela Fiocruz.

Até o momento, o país tem 636 casos suspeitos em investigação. Desde o início do monitoramento, 378 suspeitas foram descartadas. Apesar dos números altos de casos suspeitos e do crescente número de confirmados, o Ministério da Saúde reforça que não há razão para pânico.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
  • Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
  • Usar lenço descartável para higiene nasal
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Manter o ambiente ventilado
  • Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.