27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bastidores da política

09/08/2018 10h57

Willams Araújo

Toalha

Antevendo derrota nas urnas por causa da concorrência dentro da chapa de candidatos entre o seu partido e o PSDB do governador Reinaldo Azambuja, o deputado federal Luis Henrique Mandetta (DEM-MS) resolveu entregar o boné e foi pra casa descansar. Lutou até o último segundo para levar o partido para o palanque do MDB de André Puccinelli, mas sua estratégia não prosperou. Além do PSDB, o DEM deve concorrer em uma chapa com PSD e PP.

Lobby

Prefeitos de várias regiões do país, entre os quais de MS, foram recebidos ontem pelo presidente Temer, com Marun (MDB-MS) a tira-colo. Entre os pedidos estão a da instalação do comitê do encontro de contas, uma linha de crédito para financiar a dívida que os municípios têm com os precatórios e o decreto que trata do Regime Próprio de Previdência Social para estender o prazo para o pagamento do passivo, retirando a cobrança de PIS/PASEP sobre os fundos.

Lamentável

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) usou a tribuna durante sessão de quarta-feira (8) para lamentar a morte do produtor rural Antonio Biagi Neto, 65 anos, vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). O corpo dele foi encontrado em um canavial na Rodovia MS-156, entre Caarapó e Amambai.

Melou

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou pedido de habeas corpus do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli MDB), do filho dele André Puccinelli Júnior e do advogado João Paulo Calves. A decisão foi dada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, da 6ª turma do STJ. A defesa do ex-governador e do filho dele disse que ainda avalia qual medida será tomada, mas que espera o julgamento de outros dois pedidos de soltura: um no Tribunal Regional Federal e outro no STF (Supremo Tribunal Federal).

Azedou

A Câmara analisa Projeto de Lei (10556/18) que proíbe o uso da palavra “leite” em embalagens e rótulos de alimentos que não tenham como base o leite de origem animal. Autora do projeto, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) critica o fato de a palavra “leite” estar sendo utilizada não apenas quando se trata do líquido branco alimentício que é segregado pelas mamas de fêmeas de mamíferos, mas também quando se trata de qualquer suco vegetal branco ou esbranquiçado.

Concorrência

A deputada observa que na União Europeia a questão está regulamentada (Regulamento Europeu 1.308//13) e as denominações “leite”, “soro de leite”, “manteiga”, “nata”, “queijo”, “leitelho” e “iogurte” são de uso exclusivo de produtos lácteos. “Além de criar uma concorrência dos produtos de origem vegetal com os de origem animal, o consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar ao leite de mamíferos”, disse.

Bastidores da política

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.