29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bolsa-Família “é um programa que vicia”, afirma CNBB

18/11/2006 17h09 – Atualizado em 18/11/2006 17h09

Estadão

O presidente da Comissão para Serviço de Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Aldo Pagotto, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, e disse que o Bolsa-Família “é um programa que vicia”. Ele afirma que não são exigidas contrapartidas das famílias. “São várias famílias que se contentam com o mínimo”, completou.

Para Pagotto, é essencial que, além do programa de assistência, seja ofertado para famílias beneficiadas cursos e atividades que favoreçam o ingresso no mercado de trabalho. “É preciso que se dê para adolescentes oportunidades de estudo não só acadêmico, mas também profissionalizante.”

Além de não garantir a independência das famílias, o programa tem um caráter individual, que também reforça a tendência de acomodação. “Não estamos vendo o povo se juntar, se organizar.” O mesmo processo, afirma, ocorre também com assentamentos de sem-terra. “São verdadeiras favelizações rurais. Sem condições de crédito, sem auxílio técnico, o povo vai desistindo de plantar. Não é uma crítica cáustica. Mas esses programas tem de ser urgentemente otimizados.”

Porém, o presidente da Caritas, D. Demétrio Valentini, saiu em defesa do programa de assistência. “O governo se sente autorizado pela votação que teve e aprimorar os programas sociais”, afirmou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.