29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bombeiro três-lagoense concluiu curso de mergulho de alto nível

11/05/2018 16h27

Capacitação é voltada para resgates. Militar recebeu homenagens ao retornar

Lucas Gustavo

Foram 45 dias de muito esforço, garra e dedicação para que o soldado Lucas Salgueiro, de 23 anos, do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, concluísse o Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT). A capacitação foi promovida pelo 2º Grupamento de Dourados. Além dele, outros 13 participantes se formaram. Nesta sexta-feira (11), ao retornar para a cidade, o militar foi recebido com entusiasmo pelos companheiros de trabalho com homenagens.

Em entrevista ao Perfil News, o tenente-coronel Leandro Mota de Arruda, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, destacou que a capacitação do soldado é motivo de orgulho para toda a classe.

Para o comandante, o curso a qual Salgueiro participou é considerado o de nível mais avançado pela corporação. ‘’É extremamente técnico. Não é uma formação simplesmente para mergulhar, mas, sim, de resgate. É necessário um preparo físico e psicológico muito avançado. Digamos que a capacitação seria o ‘Bope’ dos Bombeiros. Quem ganha com tudo isso é a sociedade’’, acrescentou o tenente-coronel.

O soldado recebeu um elogio individual do 5º Grupamento e ‘desfilou’ pelas principais ruas e avenidas da cidade. Ele é filho do 3º sargento Juracir Jesus da Silva, que atua no Corpo de Bombeiros há quase 20 anos.

À reportagem, Salgueiro contou que uma das etapas mais difíceis do curso foi atravessa 40 quilômetros por água de Dourados até Fátima do Sul. A prova durou aproximadamente seis horas.

‘’Na verdade, não achei a parte física tão árdua, pois éramos uma equipe muito unida. O difícil mesmo foi ficar longe de casa e da família. Esse é um momento de grande realização em minha vida. Sou grato ao comandante Arruda e a todo o grupamento pela consideração que me receberam’’, disse o soldado.

Tenente-coronel Leandro Mota de Arruda, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, homenageou o soldado Lucas Salgueiro. (Foto: Lucas Gustavo/Perfil News).

Salgueiro acompanhado do pai, o 3º sargento Juracir Jesus da Silva, que atua no Corpo de Bombeiros há quase 20 anos. (Foto: Divulgação/Bombeiros).

Capacitação foi promovida pelo 2º Grupamento de Dourados. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros).

(Foto: Lucas Gustavo/Perfil News).

(Foto: Lucas Gustavo/Perfil News).

Comandante arruda e soldado Salgueiro em entrevista ao jornalista Ricardo Ojeda, diretor do Perfil News. (Foto: Lucas Gustavo/Perfil News).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.