27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Câmara promove ação parlamentar e de conscientização na Lagoa Maior, domingo

19/06/2015 17h38 – Atualizado em 19/06/2015 17h38

Com o apoio de diversos parceiros, a Câmara Municipal de Três Lagoas promove, no próximo dia 21, das 13h às 17h, na Lagoa Maior, a ação parlamentar, de conscientização e colaboração “Domingo Verde”

Assessoria

A ação é destinada a ouvir reivindicações e sugestões da população quanto ao meio ambiente, no município. O evento faz parte das comemorações do centenário do Legislativo municipal e de uma política de relacionamento com a comunidade que vem sendo estudada pela Casa, após pesquisa ter revelado alto índice de desconhecimento sobre as funções dos vereadores.

Parlamentares e servidores, junto com diversos parceiros, estarão presentes para ouvir o que a população pensa sobre meio ambiente e o que julga necessário para que a cidade caminhe para a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a Câmara levará a esta população informações que sensibilizem para atitudes cotidianas que podem auxiliar na construção desta sustentabilidade, como a coleta seletiva e a limpeza de terrenos baldios.

Outro foco é informar como o Legislativo tem atuado para fomentar este setor, revelando a produtividade do Poder, como leis, audiências, indicações e requerimentos que já foram produzidos neste sentido. Além disso, as reivindicações e sugestões serão transformadas em um documento conjunto dos vereadores, que será encaminhado para os órgãos competentes, solicitando sua realização.

OUTRAS AÇÕES

Além desta ação parlamentar, o Domingo Verde será um ponto para a coleta de óleo usado de cozinha e de lixo eletrônico (monitores e CPUs de computadores, mouse, teclado, cabos, telefones celulares, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras). Também serão divulgados os programas regulares de coleta destes materiais, já existentes no município. É preciso ressaltar que a coleta será de volumes domiciliares ou pessoais. Volumes de resíduos em nível empresarial são de responsabilidade dos seus geradores. Pilhas, lâmpadas e baterias também não serão coletados.

Os interessados também poderão retirar sacos de lixo verde e folders informativos para iniciar sua participação na coleta seletiva municipal. “Muita gente, como eu, não recebeu o saco para começar a entregar o lixo, mas quer participar. Nosso objetivo é que a pessoa leve o saco, selecione os resíduos secos e saiba que dia a coleta seletiva vai passar na casa dela”, explicou a analista de comunicação da Câmara, Gislene Almeida.

Ainda durante a ação, haverá a distribuição de mudas, por meio da parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; atividades de lazer e esportes, para crianças e adultos, sempre com o foco na qualidade de vida e um arrastão de limpeza na Lagoa Maior.

FORMAÇÃO

Outra proposta da ação é iniciar um trabalho de informação aos cidadãos, sobre as verdadeiras funções dos vereadores e da Câmara. “No segundo semestre de 2014, foi realizada uma pesquisa com os três-lagoenses e detectamos um grau de desconhecimento destas funções em torno de 80%. Ou seja, a maior parte da população ainda não foi esclarecida sobre o papel do vereador, achando que ele pode e deveria, por exemplo, realizar as atribuições administrativas que são exclusivas do Poder Executivo”, afirma a analista de comunicação da Câmara, Ana Maria Barbosa.

Com esta realidade e desafio em mãos, a equipe de comunicação da Casa, a diretoria e a mesa diretora têm estudado mecanismos para mudar este índice. “Entendemos que estes esclarecimentos são responsabilidade da própria Câmara”, explicou o presidente da Casa, Jorginho do Gás. Para isso, ele deu carta branca para a nova política de relacionamento, como a realização do Domingo Verde.

“Boa parte do trabalho deverá ser feita no corpo a corpo, com a Câmara saindo de suas paredes ou trazendo as pessoas para dentro. Outra parte, faremos com a publicação de materiais educativos e com projetos específicos”, destaca o coordenador de imprensa, Samuel Alves Vieira Filho. Ele ressalta que as ações fazem parte do programa de comemoração do centenário da Câmara de Três Lagoas.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

Parlamentares e servidores, junto com diversos parceiros, estarão presentes para ouvir o que a população pensa sobre meio ambiente e o que julga necessário para que a cidade caminhe para a sustentabilidade. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.