16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Caminhada e concentração na Praça marcam Dia do Idoso

01/10/2013 16h17 – Atualizado em 01/10/2013 16h17

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, evento contou com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Saúde, Sejuvel e Departamento de Cultura

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, comemorou o Dia Internacional do Idoso, na manhã desta terça-feira, 1º de outubro.

Caminhada pela Avenida Antônio Trajano dos Santos, desde a Catedral Sagrado Coração de Jesus até a Praça Senador Ramez Tebet, deu início às ações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, para que tenha melhores condições de qualidade de vida.

Na caminhada, os participantes tiveram o apoio da Polícia Militar, por meio do Pelotão de Trânsito; Agentes Municipais de Trânsito; Corpo de Bombeiros; e Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma ambulância para atendimento de qualquer eventualidade.

Promovido pela Assistência Social, o evento culminou em concentração na Praça Senador Ramez Tebet e teve a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Sindicato dos trabalhadores da Educação (Sinted), Departamento de Cultura e uma equipe do Sest/Senat (Serviço Social e Serviço de Aprendizagem do Transporte), com uma tenda de aferição e prevenção à hipertensão arterial e diabetes.

Na Praça Senador Ramez Tebet, manifestações de alegria e descontração, por meio de danças e apresentações de violão, e a emoção de saudade, manifestada pela Rede de Combate ao Câncer, “Homenagem por aquelas que perdemos durante a luta”, constava no cartaz. Os nomes dessas mulheres, afixados em balões rosas, em torno de umas 20, eram inscritas na Rede Feminina e falecidas nos últimos cinco anos.

Juntamente com cartazes e faixas alusivas ao Dia do Idoso, maioria das mulheres portava um lenço na cabeça, distribuído pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, como símbolo da labuta de cada dia.

Na homenagem aos idosos, a presença da secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino; secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz; secretária de Saúde, Eliane Brilhante; vereador Adão José Alves – Adão da Apae (PMDB); presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Dora Zuque; representando a diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Valéria Silva; presidente do Sinted, professora Maria Diogo; e a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, entre as demais assessoras e diretoras de Assistência Social.

DIREITOS DO IDOSO

Em seu pronunciamento, a secretária Lúcia Firmino ressaltou a importância do evento, “que nos faz lembrar e repensar sobre os direitos do idoso”, disse.

“Para nós, todos os dias são Dia do Idoso, mas este é especial para refletirmos e discutirmos os direitos destas pessoas, que nos dão valiosos exemplos de experiências de vida”, ressaltou.

“São gente que já criou filhos e até netos e nunca teve tempo reservado para si, para curtir a vida e cuidar da saúde. Esta é a hora de pintar e bordar, dançar, brincar, tocar violão e outras muitas atividades que nos fazem felizes. Isto é cuidar da qualidade de vida que todos devemos ter”, disse Lúcia Firmino, dirigindo-se aos idosos.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social agradeceu o apoio da prefeita Marcia Moura a todas as ações voltadas ao resgate da dignidade, melhoria da qualidade de vida do idoso e assistência e cuidados da saúde a que todos têm direito.

Lúcia Firmino também se referiu às oportunidades que são dadas aos idosos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “Graças a essa importante parceria, temos idosos dos nossos Grupos da Melhor Idade, fazendo Faculdade”, informou Lúcia Firmino, se referindo ao Programa “Universidade da Melhor Idade”.

TERCEIRA IDADE

Atualmente o município de Três Lagoas atende em média 350 idosos, nos 13 núcleos da Terceira Idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) juntamente com o Núcleo de Capacitação e Geração de Renda, que oferecem diversas ações como palestras socioeducativas, cursos de pintura em tecido, crochê, biscuit, tricô, patch aplique, pintura em tela, aulas de dança, música e violão, além de atividades de lazer como passeios, jogos de mesa e festas comemorativas.

OUTUBRO ROSA

Coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer também participou da ação que abre as atividades do “Outubro Rosa”.

A denominação tem a ver com o mês de outubro, quando a Rede Feminina com apoio de vários parceiros, terá uma programação de ações voltadas às mulheres, entre elas, palestras preventivas do câncer de mama e câncer de colo de útero.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Juntamente com cartazes e faixas alusivas ao Dia do Idoso, maioria das mulheres portava um lenço na cabeça, distribuído pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, como símbolo da labuta de cada dia (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.