24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CARAVANA DA SAÚDE: Ações de cidadania começam amanhã em Três Lagoas

12/06/2015 15h04 – Atualizado em 12/06/2015 15h04

Haverá casamento comunitário, confecção de RG, orientações jurídicas, entre outras atividades

Assessoria

Neste sábado (13) e domingo (14) o Arenamix será palco de diversas ações de cidadania da Caravana da Saúde, que acontece desde a última terça-feira (09), em Três Lagoas, no Arenamix.

A iniciativa é do Governo do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e parceria de diversas instituições e entidades.

Ao longo da semana, a equipe da Caravana preparou o local para receber os estandes que serão oferecidos os serviços à população em geral. Além disso, haverá transporte gratuito para os interessados em participar da Caravana da Saúde.

AÇÕES

CONFECÇÃO DE RG:

O Instituto de Identificação confeccionará de Carteira de Identidade (RG).

EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO:

A Fundação do Trabalho de MS (FUNTRAB) trará o Banco Cidadão, com a emissão de Carteira de Trabalho, oferta de vagas e orientações ao trabalhador.

CASAMENTO COMUNITÁRIO:

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com Unidade Móvel da Justiça Itinerante, prestará diversos tipos de atendimentos, entre eles o casamento. Para isso, os casais interessados deverão levar as certidões de nascimento, e se houver, também dos filhos; carteira de identidade e comprovante de residência.

ORIENTACÕES JURÍDICAS:

A AEMS levará o Núcleo de Práticas Jurídicas para orientação em todas as áreas. A Promotoria Pública Estadual irá disponibilizar promotores para atendimento e a Defensoria Pública Estadual os defensores.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR:

O Procon/MS fará esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor e também atenderá a população em geral.

COMBATE AO CÂNCER:

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão / Campo Grande realizará exames de PSA e Papanicolau. Além disso, será montado um Mini Hospital com salas para pequenas cirurgias. Incluindo nas atividades, o Hospital do Câncer de Barretos realizará 100 exames de Mamografias e 100 preventivos.

DOAÇÃO DE SANGUE:

O HEMOSUL fará uma Campanha de Doação de Sangue e cadastramento de medula óssea.

ESPORTE:

O Exército Brasileiro fará atividades esportivas e recreativas, atendimento médico e odontológico, institucional do Exercito Brasileiro. A Fundesporte realizará recreação com as crianças e adolescentes.

DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS:

O Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (CIVITOX) fará uma exposição no local. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizará kits de preservativos e montará um túnel das sensações.

CARTÃO SUS:

Os pacientes também poderão emitir um Cartão SUS, com a equipe do DATASUS/MS.

ORTOPEDIA:

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) / APAE de Três Lagoas vai expor seus trabalhos e fará medição prótese ortopédica.

BELEZA:

O SENAC vai oferecer esmaltação de unhas para os visitantes e participantes da Caravana da Saúde.

HIGIENE BUCAL:
O SESI levará dois consultórios odontológicos para atender a população em geral. Além disso, a Associação Brasileira de Odontologia Seção MS (ABO) fará palestras de escovação e saúde bucal e a Secretaria Estadual de Saúde distribuirá kits de escovação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

BIBLIOTECA:

Para os amantes da leitura, o SESC disponibilizará uma unidade móvel com salas de leitura no BiblioSESC.

DEFESA CIVIL:

curso para formação de 50 agentes de Defesa Civil com o Estado fornecendo coletes aos municípios da região e com a exposição de atividades e equipamentos da Defesa Civil na Caravana da Saúde.

POLÍCIA MILITAR:

além prestar segurança e manutenção de ordem no local, haverá apresentação institucional dos projetos de educação e exposição dos trabalhos no campo de segurança e ambiental.

CORPO DE BOMBEIROS:

a equipe fará mostra dos equipamentos, orientação sobre prevenção de acidentes domésticos e combate a incêndio.

DETRAN/MS:

a população poderá conferir os projetos de educação na área de segurança e educação no trânsito, além disso, orientações sobre prevenção de acidentes.

VALE UNIVERSIDADE:

A Secretaria Estadual de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) terá uma unidade móvel com esclarecimentos sobre o Vale Universidade e também atendimento ao enfrentamento à violência da mulher.

ÁGUA:

A Sanesul além de fornecer água potável com bebedouros para a população também terá um estande atrativo.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A iniciativa é do Governo do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e parceria de diversas instituições e entidades.(Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.