21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CCZ de Três Lagoas realiza levantamento da população canina e felina

04/05/2018 16h23

Cadastro de todos os animais de estimação será feito em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde ou também por telefone

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), numa ação conjunta com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), inicia na segunda-feira (7) o cadastro de todos os animais de estimação da população urbana e rural do município de Três Lagoas.

“A atualização do levantamento e cadastro de todos os cães e gatos se faz necessário para melhor programarmos nossas ações de controle e prevenção de doenças, que afetam nossos animais de estimação e também a saúde da população de Três Lagoas”, explicou o coordenador do CCZ, médico veterinário Hugo Nogueira Faria.

Nesse levantamento cadastral, o ACS estará preenchendo uma ficha específica, onde constará o nome do animal, espécie (cão ou gato), sexo, data de nascimento, pelagem, nome do proprietário e CPF, endereço, bairro, telefone para contato e data do cadastro.

Como explicou o coordenador do CCZ, “o número do CPF será importante neste cadastro para atualização das informações no sistema de informática que estamos criando no CCZ para obtenção de informações relativas à saúde e posse responsável dos animais de estimação”.

A população também pode colaborar, espontaneamente, “nos fornecendo por telefone essas mesmas informações que deverão constar na ficha do seu animalzinho de estimação”, informou o veterinário Hugo.

O cadastro de animais de estimação poderá ser feito pelo telefone (67) 3929-1803, no expediente de atendimento à população, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às17h.

CASTRAMÓVEL

Este levantamento para nova contagem de animais de estimação também tem a finalidade de “programarmos as atividades da unidade móvel, recentemente adquirida pela Prefeitura de Três Lagoas, o Castramóvel, para as ações de atenção e prevenção da saúde dos animais de estimação”, observou o médico veterinário do CCZ.

O “Castramóvel” é uma unidade devidamente equipada em um trailer itinerante para atender à população dos bairros e da zona rural, que não possuem condições de se deslocar até o CCZ.

Esta unidade móvel do CCZ de Três Lagoas foi oficialmente entregue à população pelo prefeito Angelo Guerreiro e a secretária de Saúde, Angelina Zuque, na 2ª Expo Saúde, na Praça Senador “Ramez Tebet”, no dia 7 de abril.

(*) Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

CCZ de Três Lagoas realiza levantamento da população canina e felina. (Foto: Assessoria).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.