27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

CESP garante normalidade na operação de seus reservatórios

21/01/2011 07h46 – Atualizado em 21/01/2011 07h46

Vazões praticadas são previstas para o período chuvoso e não oferecem risco para as instalações das usinas e para a população ribeirinha

CESP

Em decorrência das fortes chuvas que têm ocorrido na região Sudeste, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) informa que a situação é de normalidade nas seis usinas hidrelétricas que a Companhia opera nas bacias dos rios Paraná e Paraíba do Sul.

No rio Paraná, a Usina Ilha Solteira, que é uns dos principais reservatórios de acumulação daquele rio, ainda tem boa capacidade de armazenar água e, por enquanto, não está prevista a abertura das comportas. Por ainda estar com disponibilidade para armazenamento – 79,70% da capacidade estava sendo utilizada dia 19, o reservatório de Ilha Solteira atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível do rio Paraná, o que poderia trazer riscos às populações ribeirinhas.

Apesar de ainda não haver necessidade de uma operação de controle de cheias na bacia do rio Paraná, a CESP ressalta que está atenta e preparada para iniciar esta operação assim que for necessário.

ABERTURA DAS COMPORTAS

As comportas das usinas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), também no rio Paraná, foram abertas, mas em suas posições mínimas e apenas para controle do nível operacional.

Em decorrência das grandes afluências e fortes chuvas ocorridas e previstas para acontecer na bacia do rio Tietê, a CESP abriu as comportas da Usina Três Irmãos, que fica quase na confluência do Tietê com o Paraná e recebe todo o volume de água escoado pelas chuvas no Médio e Alto Tietê.

A abertura dessas comportas, realizada no último dia 17, é considerada normal no período chuvoso, que vai de novembro a março. A CESP ressalta que as vazões praticadas são esperadas e não oferecem risco para as instalações das usinas e nem para as populações ribeirinhas.

A operação de abertura de comportas é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e tem a função de manter os reservatórios das hidrelétricas nos níveis recomendados pelo Plano Anual de Prevenção de Cheias, do Sistema Interligado Nacional (SIN).

VALE DO PARAÍBA

Das usinas hidrelétricas Paraibuna e Jaguari, operadas pela CESP na bacia do rio Paraíba do Sul, apenas Jaguari está vertendo. A Usina Paraibuna, no rio Paraibuna, possui vertedouro do tipo tulipa. A Usina Jaguari, no rio Jaguari, tem vertedouro do tipo lâmina livre. Apesar de diferentes, os dois vertedouros tem um funcionamento bastante similar: em ambos, o vertimento ocorre naturalmente e só quando o reservatório atinge o nível máximo operativo.

Além desses sistemas, a CESP controla o nível e a vazão defluente por meio de válvulas dispersoras. Juntos, esses reservatórios são responsáveis pelo amortecimento das cheias na região e pela regularização de 62% da vazão do rio Paraíba do Sul.

INFORMAÇÕES

Informações sobre os níveis e vazões dos reservatórios das seis usinas da CESP estão no site da Empresa, www.cesp.com.br, no item Operação dos Reservatórios. Essas informações também podem ser obtidas pelo Telecheia, serviço gratuito que a CESP disponibiliza para a população. O Telecheia funciona pelo telefone 0800-647-9001, durante todo o ano, 24 horas por dia.

Imagem das comportas da Usina Engenheiro Souza Dias
Foto: Luciana Navarro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.