24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com a chegada do período de estiagem, Suzano intensifica ações de prevenção e combate a incêndios florestais em MS

Com a chegada do período de estiagem, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vem intensificando as ações de prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A empresa conta hoje com um dos mais modernos sistemas de monitoramento em tempo real, capaz de cobrir 96% de sua área florestal. Ao todo, são 21 torres de observação de focos de incêndio nos módulos florestais existentes em Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Selvíria. Além disso, também tem investido na busca constante por equipamentos de ponta e na contratação e formação de profissionais para fortalecer as operações de combate a incêndios seja nas florestas plantadas da empresa, bem como em áreas de preservação ambiental, reservas naturais da região e em fazendas vizinhas as suas áreas no Estado.

Somente no ano passado, foram formados 370 novos brigadistas, entre próprios e de empresas prestadoras de serviços. Com isso, a Brigada de Incêndio da Suzano passou a contar com 799 brigadistas altamente treinados para atuarem em ações de combate a incêndios florestais e outras urgências. Essas equipes possuem uma frota composta por três caminhões de combate a incêndios de alta capacidade (15 mil litros), nove caminhonetes com capacidade para 600 litros, três caminhões multitarefas (4 mil litros) em dedicação exclusiva – todos dotados de equipamentos modernos de combate a incêndios e itens de proteção individual. Além disso, a empresa soma a essa estrutura 31 caminhões pipas utilizados na operação florestal de silvicultura e que estão aptos à intervenção de possíveis ocorrências, com kits de primeiro combate – compostos de abafadores, pás, pó químico e outros materiais utilizados para combater os primeiros focos de incêndio -, e, quando necessário, aloca aviões preparados para combate à incêndios.

“Nosso objetivo com esses investimentos vai muito além do que proteger as nossas florestas de eucalipto. Sabemos do impacto que incêndios florestais na qualidade de vida da população e, principalmente, na biodiversidade. O fogo coloca em risco a sobrevivência de milhares de animais silvestres que habitam na nossa região, em reservas naturais e áreas de preservação ou que utilizam nossas florestas como passagem. Na Suzano, temos o direcionador que ‘Só é bom para nós, se for bom para o mundo’ e combater incêndios florestais, seja em nossas áreas ou em reservas, vem ao encontro desse direcionador cultural, assim como do compromisso que a Suzano possui com a preservação ambiental”, reforça Jansen Barrozo Fernandes, gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano.

Programa Floresta Viva

Para sensibilizar a população sobre os riscos gerados pelos incêndios florestais, a Suzano também está intensificando as ações de conscientização para além da unidade, junto às comunidades vizinhas da empresa. Por meio do Programa Floresta Viva, a companhia mantém um canal direto de comunicação com propriedades rurais vizinhas as áreas florestais da empresa para orientações, alertas e denúncias e emergências florestais. Além disso, está lançando uma campanha para reforçar à população o alerta sobre os riscos dos incêndios para a biodiversidade e como prevenir focos de incêndios principalmente durante esta época do ano.

“O Floresta Viva é um programa da Suzano que dissemina informações para prevenir e combater incêndios em nossas florestas ou em comunidades vizinhas, lembrando aos moradores da região que nossas florestas são abrigos e caminho para inúmeras espécies de animais silvestres. Nosso objetivo é mostrar a importância das nossas florestas para a proteção do Meio Ambiente, do solo, da água e da fonte de renda para inúmeras pessoas e, com isso, sensibilizar o máximo de pessoas possível, uma vez que a grande maioria dos incêndios florestais ocorre por ações humanas, alguns deles de forma criminosa, mas muitos por disseminação do fogo a partir de queimadas, seja de lixo ou com o objetivo de promover a limpeza de alguma área”, explica Jansen Fernandes.

As queimadas controladas, completa o gerente, foram proibidas em todo território sul-mato-grossense por decreto estadual, podendo resultar em punição em caso de descumprimento. A medida leva em consideração os graves riscos ambientais caso haja perda de controle do fogo em decorrência de condições climáticas extremas.

De acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 12.080 focos de incêndios, 8% a mais em relação a 2019. Na região Leste do Estado, foram registrados aproximadamente 1.050 focos de incêndios. Ainda segundo o Ibama, cerca de 90% das queimadas são causadas por ação humana. Os dados foram apresentados pela Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), durante o lançamento oficial da 9ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, que traz como tema “Fogo Zero”. A Suzano é uma das empresas associadas à Reflore/MS.

Atualmente, a empresa possui uma área de aproximadamente 460 mil hectares de florestas, sendo 135 mil deles destinados à preservação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Com a chegada do período de estiagem, Suzano intensifica ações de prevenção e combate a incêndios florestais em MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.