Vereador Gustavo Marão quer que cidade “se empodere” para pedir “flexibilização maior”; restaurantes, bares e academias permanecem fechadas na cidade paulista, apesar do início do processo de flexibilização anunciado pelo governador João Doria

O vereador Gustavo Marão, de Andradina, afirma que o comércio da cidade paulista contabiliza “grandes perdas” para Três Lagoas. Isso porque a cidade sul-mato-grossense está com toda a sua área comercial funcionando, inclusive shoppings.

Andradina faz parte da “faixa laranja” do Plano São Paulo – processo de flexibilização divulgado pelo governo paulista. Dessa forma, algumas atividades comerciais puderam a voltar a funcionar, mas com restrições (veja painel abaixo).

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de SP/Divulgação

Para Marão, entretanto, isso não é suficiente. O vereador afirma que Andradina, a 42 km de distância de Três Lagoas, vê seus moradores irem fazer compras na cidade vizinha.

“Com shopping, comércio e restaurantes fechados Andradina contabiliza grandes perdas para a vizinha cidade de Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Um decreto anunciado na última sexta-feira (22), pela prefeitura de lá o Shopping Três Lagoas está funcionando, com regras de funcionamento para prevenir a pandemia. A grande loja de departamento da Havan também funciona”, afirmou, em comunicado enviado à imprensa.

Segundo ele, muitas pessoas da cidade vem a Três Lagoas para gastar o dinheiro que seria investido no comércio local. “Enquanto isso, por aqui, as restrições ainda são grandes”, afirma o vereador.

A preocupação do vereador é que, mesmo com o isolamento inteligente anunciado pelo governador de São Paulo, João Dória, na Faixa Laranja de isolamento, Andradina ainda não será tão competitiva com a cidade vizinha.

“Bares restaurante e academias na nossa região continuarão fechadas. É preciso nos empoderar para termos uma flexibilização maior, pois o comércio sofre tanto como as pessoas isoladas”, finalizou.

Com pouco mais de 57 mil habitantes, Andradina tem 37 casos confirmados de Covid-19, uma incidência de 64 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade registrou, ainda, três óbitos.

Três Lagoas, com 139 casos positivos, tem incidência de 113 – o dobro de Andradina.

Comentários