32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Com apoio da Suzano, Abrasel irá formar mais de 300 profissionais para atuarem no setor gastronômico de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo

Iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Costa Leste, apoiada pela companhia, visa promover a qualificação profissional de pessoas de baixa renda

Com o intuito de promover a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Costa Leste) irão formar 304 pessoas para atuarem no setor gastronômico de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa visa promover a geração de trabalho e renda nos municípios, além de atender uma demanda reprimida de profissionais qualificados para atuarem nesta área.

De acordo com Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, a parceria com a associação vem ao encontro do compromisso da companhia de reduzir desigualdades sociais nas regiões onde atua. “A gente enxergou na Abrasel um parceiro com forte atuação social, que nos dá condições de chegar em quem realmente precisa. O grande diferencial dessa iniciativa é que não visamos somente capacitar. Após o encerramento do curso, iremos acompanhar o progresso dos participantes no mercado de trabalho por um período de três meses.  É uma oportunidade com grande potencial de geração de trabalho e renda, uma vez que são altas as chances de a pessoa encerrar o curso já empregada”, explica.

A segunda edição das qualificações é resultado de um projeto piloto realizado entre Suzano e Abrasel no ano passado. Na época, foram formados 20 novos profissionais. Destes, 80% se mantiveram no mercado de trabalho e 15% abriram seu próprio negócio com o conhecimento adquirido na qualificação.

Agora, serão 12 turmas entre os meses de julho e agosto para as áreas de garçom/garçonete, auxiliar de cozinha, churrasqueiro/a e técnico/a especialista em pescados, tanto básico quanto avançado. A carga horária varia conforme o curso escolhido, tendo em média 8 horas por dia. Para o levantamento da população prioritária, foi realizado um mapeamento em conjunto com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, que também apoiou a iniciativa com as inscrições das pessoas interessadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Para estes cursos, priorizamos pessoas em vulnerabilidade econômica e social e que realmente estão precisando de uma oportunidade de trabalho. Hoje, o setor gastronômico é conhecido como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e queremos garantir que as pessoas ingressem no setor qualificadas e de forma rápida. Com isso, todos saem ganhando: o participante, que sai com mais chances de conseguir uma vaga no mercado; o empresário, que precisa de mão de obra qualificada, e a população, com o aumento da qualidade dos serviços ofertados”, destaca Marcos Antônio Gomes Junior, presidente da Abrasel em Três Lagoas.

Segundo Junior, atualmente, o setor gastronômico da Costa Leste tem uma demanda reprimida de cerca de 380 vagas. Após as formações, os participantes terão o apoio da associação no direcionamento para essas vagas, conforme perfil de cada um, e monitoramento posterior.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.