23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Com aumento de 75% entre custodiados, Encceja prisional acontece no dia 14

10/05/2013 16h44 – Atualizado em 10/05/2013 16h44

Com aumento de 75% entre custodiados da Agepen inscritos, Encceja prisional acontece no dia 14

Da Redação

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) registrou este ano a inscrição de 986 custodiados para participarem do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) destinado a pessoas privadas de liberdade; índice 75% acima do número alcançado em 2011, último ano em que exame foi promovido. Na época, 561 reeducandos foram inscritos. Os números apresentados não computam as inscrições de adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, que também realizarão as provas.

O exame acontece no próximo dia 14, nos períodos matutino e vespertino. Serão quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tema para Redação.

Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada a pessoas em privação de liberdade, com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do exame, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de conclusão do Ensino Fundamental.

Segundo a Divisão de Educação da Agepen, este ano haverá um número recorde de unidades penais credenciadas para sediar o exame, totalizando 32 presídios em Mato Grosso do Sul, oito a mais que há dois anos. As provas serão aplicadas em estabelecimentos prisionais nas cidades de: Campo Grande; Dourados; Amambai; Aquidauana; Bataguassu; Cassilândia; Corumbá; Coxim; Jardim; Jateí; Naviraí; Paranaíba; Ponta Porã; Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

A unidade com o maior número de inscritos é o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (o Segurança Máxima da Capital), com 101 participantes; seguido pelo Instituto Penal de Campo Grande, com 89 e o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, onde 67 reeducandas fizeram a inscrição.

(*) Com informações de Notícias MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.