23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Com selo FSC, Fibria comemora o FSC Friday

27/09/2013 10h06 – Atualizado em 27/09/2013 10h06

A data é uma celebração das florestas e à promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo

Da Redação

Em quatro anos, a Fibria/MS conquistou oito certificações, dentre elas a Forest Stewardship Council ® (FSC).

Hoje é comemorado o FSC Friday, um dia dedicado à celebração das florestas e à promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. As pessoas são convidadas a olhar para os produtos de madeira e papel que consomem e procurar pelo selo FSC, pensando nos benefícios sociais e ambientais que o mesmo representa.

A FSC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada a promover o manejo florestal responsável. Florestas certificadas pelo FSC são encontradas em todo o mundo, com os mais elevados padrões ambientais e sociais. Produtos de madeira e papel oriundos destas florestas recebem o selo FSC, que garante que determinado produto é proveniente de uma floresta bem gerida e que beneficia as pessoas e o meio ambiente.

UNIDADE MS

A Unidade Florestal de Mato Grosso do Sul, possui uma base florestal de 347 mil hectares dos quais 100 mil hectares são de áreas destinadas à conservação. As plantações de eucalipto são formadas respeitando os mais modernos conceitos de cultivo mínimo do solo aliadas as melhores práticas de conservação dos recursos, garantindo assim uma produtividade sustentada. Para garantir o sucesso em todas as fases do processo, a Fibria investe constantemente em tecnologia e na capacitação profissional.

As mudas utilizadas na unidade florestal Três Lagoas, são geradas com tecnologia clonal, uma das mais avançadas bases genéticas para formação de florestas destinadas à produção de celulose. O processo de colheita adotado respeita as características da região, utilizando sistemas eficientes que contam com equipamentos de última geração.

Para o gerente de silvicultura, José Márcio Cossi Bizon, a conquista das certificações é fundamental para uma empresa que tem em sua estratégia de negócio a preocupação com a sustentabilidade. “É vital termos certificações que validem a qualidade dos nossos processos e os três pilares de sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”.

CURIOSIDADES

O eucalipto é uma planta exótica (não é nativa do Brasil), assim como o café, o milho, a soja, a cana-de-açúcar e várias outras culturas amplamente cultivadas em nosso país.

Nas áreas estudadas, as crenças de que o eucalipto seca a terra não se sustentam. Com um manejo adequado, o consumo de água é semelhante ao das florestas nativas e suas raízes permanecem distantes dos lençóis freáticos.

O eucalipto leva aproximadamente sete anos até ser colhido e requer poucas ações do homem sobre o solo. Ele pode ser cultivado em terrenos de baixa fertilidade natural e não exige muitos nutrientes e defensivos agrícolas em comparação com outras culturas.

Manejado de forma adequada, o eucalipto propicia a proteção e a conservação da biodiversidade, como pode ser observado nos resultados apresentados sobre o monitoramento de biodiversidade nas áreas da Fibria.

Com seu crescimento rápido, o eucalipto ajuda a absorver o gás carbônico da atmosfera, devolvendo oxigênico puro à natureza. O papel das florestas de eucalipto é fundamental no esforço da humanidade em neutralizar os gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento da Terra.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

(*)Com informações de Assecom Fibria

A FSC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada a promover o manejo florestal responsável. Florestas certificadas pelo FSC são encontradas em todo o mundo, com os mais elevados padrões ambientais e sociais (Foto: Divulgação/ Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.