27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Comissão de Educação aprova financiamento do Prouni e Fies para curso a distância

10/06/2015 09h02 – Atualizado em 10/06/2015 09h02

O projeto é de autoria do deputado Felipe Maia (DEM-RN) e recebeu parecer favorável da relatora na comissão, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)

Da Redação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) financiar estudantes matriculados em cursos de graduação a distância (PL 5797/09). Atualmente, os dois programas financiam somente cursos presenciais.

O projeto é de autoria do deputado Felipe Maia (DEM-RN) e recebeu parecer favorável da relatora na comissão, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Ela destacou que o texto dará segurança jurídica para que os alunos de curso a distância pleiteiem bolsas do Prouni e financiamentos do Fies. Dorinha Rezende argumentou que o ensino a distância tem evoluído no Brasil, com oferta de cursos de boa qualidade.

“Trata-se de uma opção que representa praticidade e economia de tempo para o aluno, bem como uma alternativa para estudantes de cidades do interior que não dispõem de faculdades públicas ou privadas”, disse a deputada.

O projeto aprovado altera as leis de criação do Fies (Lei 10.260/01) e Prouni (Lei 11.096/05).

AVAL DO MINISTÉRIO

Dorinha Rezende apresentou substitutivo para determinar que, no caso do Fies, o acesso ao financiamento só poderá ser feito por alunos de cursos a distância que possuam aval do Ministério da Educação para funcionar.

A primeira versão do relatório da deputada determinava que os cursos a distância deveriam ter a aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). Mas ela refez a redação do substitutivo porque o Insaes ainda não foi criado legalmente.

Previsto no PL 4372/12, do governo, o instituto vai cuidar da avaliação e supervisão dos cursos de graduação do País. O texto está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

TRAMITAÇÃO

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(*) Câmara dos Deputados

Professora Dorinha Seabra Rezende: medida representa praticidade e economia de tempo para o aluno, bem como uma alternativa para estudantes de cidades do interior que não dispõem de faculdades públicas ou privadas (Foto: Câmara dos deputados)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.