33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contribuição para INSS pode ser feita por desempregados

27/04/2015 17h25 – Atualizado em 27/04/2015 17h25

O recolhimento voluntário garante mais tranquilidade para a aposentadoria

Da Redação

Trabalhadores sem carteira assinada, desempregados e até mesmo pessoas que nunca trabalharam podem contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O recolhimento voluntário garante mais tranquilidade para a aposentadoria.
Pode contribuir como facultativo, pessoa que é estudante ou não está desenvolvendo nenhuma atividade. Para que seja assegurado o direito aos benefícios do INSS, é importante continuar mantendo as contribuições.

Quem não tiver o carnê para fazer os pagamentos, o INSS fornece por meio do telefone 135. Ele também pode ser retirado pela internet ou comprado na banca ou na lotérica.
São dois tipos de pagamento:
1 – plano simplificado, que paga 11% do salário mínimo. Com esse valor mantém os direitos do benefício da previdência, com exceção de aposentadoria por tempo de contribuição.
2 – plano básico, que paga 20% salário mínimo ou o teto da Previdência. Além de todos os outros benefícios, tem o direito a aposentadoria por tempo de contribuição.

(*) Agência Brasil

Pode contribuir como facultativo, pessoa que é estudante ou não está desenvolvendo nenhuma atividade. Para que seja assegurado o direito aos benefícios do INSS, é importante continuar mantendo as contribuições. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.