22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coxim do IFMS inicia atividades em sede definitiva

29/04/2014 11h55 – Atualizado em 29/04/2014 11h55

A mudança foi realizada entre os dias 24 e 27 de abril, com a participação de servidores e estudantes voluntários

Da Redação

O Câmpus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou nesta segunda-feira, 28, as atividades na sede definitiva. Com 6.686 m² de área construída, o novo prédio possui salas de aula, setor administrativo, biblioteca, laboratórios e quadra poliesportiva.

“É a realização de um anseio da comunidade e o resultado de um trabalho feito em equipe, com a união de esforços. Com a nova infraestrutura, poderemos ampliar o quadro de servidores e a oferta de vagas para estudantes no município e na região”, comentou o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

A mudança foi realizada entre os dias 24 e 27 de abril, com a participação de servidores e estudantes voluntários.

“É um divisor de águas para a região, tudo é pensado para promover o desenvolvimento econômico local e regional. O Instituto Federal possibilita uma transformação da comunidade por meio da educação profissional, num processo a longo e médio prazo”, apontou o diretor-geral do câmpus, Ubirajara Garcia.

O diretor-geral destaca ainda que a comunidade escolar participa um projeto de sustentabilidade aproveitando materiais recicláveis e doações para a ornamentação da nova sede, e ainda realiza o plantio de diversas espécies nativas.

“Desde o ano passado arrecadamos 30 mil reais em plantas, por meio de doações da comunidade. Conseguimos vasos de cerâmica com olarias e com ex-alunas do Programa Mulheres Mil para fazer a ornamentação e humanização do câmpus, valorizando a cultura pantaneira”, completou.

Infraestrutura – A nova sede conta com quatro blocos que somam 15 salas de aula, refeitório, auditório e quadra poliesportiva. As 14 salas administrativas do prédio irão abrigar os 31 docentes e 19 técnicos-administrativos do quadro permanente da instituição.

O câmpus conta ainda com 16 laboratórios, sendo cinco para o curso técnico em Alimentos, cinco para Informática, quatro para Química, um para Biologia e um para Física. Há ainda uma biblioteca com 855 m² e um hotel tecnológico que, futuramente, deverá promover o fomento ao empreendedorismo.

A área foi doada pela Prefeitura Municipal e está localizada na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.

ENSINO

De acordo com dados de março do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o Instituto Federal em Coxim conta com 777 estudantes matriculados no ensino presencial e na educação a distância.

São 275 alunos no ensino médio integrado, nos cursos técnicos de Alimentos e Informática, além do técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

No ensino superior, são 134 estudantes no curso de tecnologia em Sistemas para Internet e na licenciatura em Química. Na educação a distância, são 342 matriculados. O câmpus também oferece o curso de especialização em docência para a educação profissional, científica e tecnológica.

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em 2014 foram abertas 90 vagas em Coxim nos cursos de auxiliar de pessoal, recepcionista e vendedor. O câmpus também coordena os cursos do Pronatec ofertados nos municípios de Camapuã e Pedro Gomes.

PESQUISA

Atualmente, o Câmpus Coxim é o que possuiu maior número de bolsas de iniciação científica e tecnológica no IFMS.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), em 2013, das 284 bolsas que estudantes do Instituto receberam, 78 foram para Coxim, sendo 51 bolsas de ensino médio integrado e 27 do curso superior. Destas, 44 ainda estão em execução.

Um dos projetos de pesquisa de maior destaque do câmpus é o das alunas do curso técnico em Alimentos, Rayane Melo e Carla Okabe, orientado pela professora Ângela Kwiatkowski. As estudantes desenvolveram um suplemento extraído da farinha de soja, rico em isoflavona, que pode contribuir na prevenção ao câncer.

O trabalho conquistou prêmios na 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), realizada em São Paulo, em março, e foi selecionado para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF), que será promovida em maio, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.

(*) Com informações de Assecom IFMS

Câmpus do IFMS em Coxim tem infraestrutura moderna (Foto: Divulgação/Assecom)

No total, o câmpus possui 16 laboratórios (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.