28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

De tirar selfie a pagar boleto: idosos ganham autonomia na Internet com o Projeto 60+ do Sesi

Um dos objetivos do projeto é fazer com que os idosos tenham autonomia para as atividades triviais do dia a dia, por meio das tecnologias digitais

Bateu aquela fome: hora de pedir lanche pelo aplicativo ou procurar uma receita saborosa na internet? Deixa que a vovó escolhe! A população idosa começa a ter autonomia para usar novas tecnologias, graças a iniciativas como o Projeto 60+, que promovem a inclusão digital da terceira idade.

Em Ladário, 18 alunos com 60 anos ou mais formam as primeiras turmas do projeto, que é oferecido de graça pelo Sesi. As aulas são ministradas na sede da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi. Nos encontros semanais de duas horas de duração, as turmas aprendem conceitos básicos de informática e internet. Mas ninguém fica só na teoria: cada aluno tem acesso exclusivo a computador e celular, e as atividades práticas são intensivas.

De tirar selfie a pagar boleto: idosos ganham autonomia na Internet com o Projeto 60+ do Sesi


A coordenadora da biblioteca, Josiane da Silva, conta que os idosos estão aproveitando ao máximo os conhecimentos compartilhados. “Os alunos criaram contas de e-mail, baixaram aplicativos, pagaram faturas bancárias, aprenderam a fazer selfie e a aumentar o tamanho da fonte do celular. São coisas simples para nós, mas que fazem toda a diferença para eles. Na última aula, eles filmaram e tiraram fotos uns dos outros, espontaneamente, sem a intervenção dos monitores. Isso mostra como os alunos estão evoluindo rapidamente”.

O aluno Jorge da Conceição Barros não perdeu tempo e gravou o seu recado em vídeo. “Tenho 75 anos e estou nesse curso 60+ aprimorando meus conhecimentos sobre informática e celular. Estou apanhando para aprender, mas com fé em Deus e os ensinamentos da professora e dos colegas, a gente vai levando, como Deus queira”.

De tirar selfie a pagar boleto: idosos ganham autonomia na Internet com o Projeto 60+ do Sesi


Um dos objetivos do projeto é fazer com que os idosos tenham autonomia para as atividades triviais do dia a dia, por meio das tecnologias digitais. Josiane conhece de perto os benefícios dessa inclusão, pois conta com um exemplo em casa. “Minha mãe, dona Maria da Silva, tem 72 anos e usa celular há apenas cinco anos. No começo foi difícil convencê-la da necessidade de usar o celular, mas hoje em dia ela tem rede social, assiste vídeos com receitas e é bastante ativa na internet”, diz a coordenadora, completando que o enceramento do Projeto 60+ em Ladário está previsto para junho.

Projeto é tema de podcast

O Projeto 60+ foi tão bem recebido pela comunidade de Ladário que virou tema do podcast ID Indústria, da Fiems. Na 12ª edição do programa, publicada nesta terça-feira (03/05), a jornalista Angela Schafer entrevista duas alunas do projeto, Cecília da Silva, de 75 anos, e Maria Elisabeth da Silva, de 66 anos, além da monitora a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi de Ladário, Josiane da Silva, e a analista técnica na área de educação do Sesi, Juliana Vilela.

Confira como foi o bate-papo: https://open.spotify.com/episode/3thpByyqVQeQDpeRG54x6B?si=67c43e7878cb406e 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.