27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Doria suspende pagamento de água de 506 mil famílias, antecipa férias de professores e interrompe processos de devedores

Governador também recomendou que templos e igrejas da capital e região metropolitana de São Paulo evitem a partir de segunda (23) missas, cultos e celebrações.

GLOBO.COM – O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19), como medida para mitigar os danos do coronavírus, que vai suspender a cobrança de água da Sabesp para 506 mil famílias que pagam tarifa social. A tarifa não será cobrada a partir de 1º de abril e vale por 90 dias para todo o estado.

A Tarifa Social Residencial é destinada a residências com apenas uma família, desempregados, habitações coletivas ou remoção de área de risco que atendam aos critérios definidos pelo comunicado tarifário: possuir renda familiar de até três salários mínimos; morar em habitação subnormal com área útil de até 60 m²; consumo de energia de até 170 kWh mensais; não haver débitos para o imóvel; comprovar o enquadramento na tarifa social a cada 24 meses; consumo máximo de 15 metros cúbicos; demissão não tenha ocorrido por justa causa.

Além disso, o governador João Doria (PSDB) também anunciou a antecipação das férias de 165 mil professores da rede estadual de ensino: 150 mil professores e gestores que atuam na rede estadual e mais 15 mil do Centro Paula Souza, a partir de 23 de março.

Também foram suspensos os processos de devedores, de pessoas físicas e jurídicas, pelo prazo de 90 dias a partir de 1º de abril.

Doria também recomendou que templos e igrejas da capital e região metropolitana de São Paulo evitem a partir de segunda (23) missas, cultos e celebrações que provoquem aglomerações. A medida não se aplica ao litoral e interior de São Paulo.

“Isto não significa o fechamento de igrejas ou templos ou outras áreas que as pessoas se reúnem para fazer suas orações. Apenas a recomendação para que não promovam mais, presencialmente, missas e cultos”, disse João Doria. As igrejas e templos podem continuar abertos, mas com limitações de público e espaçamento de 3 metros entre os fiéis, segundo o governador. A recomendação vale por 60 dias.

O governo anunciou ainda a antecipação das férias para professores da rede estadual da capital, interior e litoral, a partir da próxima segunda-feira (23). São cerca de 150 mil profissionais, além de 15 mil do Centro Paulo Souza, afetados pela medida.

Mortes confirmadas

A rede Prevent Senior diz ter registrado nesta quinta-feira (19) a quinta morte pelo coronavírus em São Paulo. A operadora de saúde não informou em qual hospital ocorreu a morte. Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde não havia confirmado essa informação.

O estado de São Paulo registrou cinco mortes pelo novo coronavírus até esta quinta-feira, 19. Ao todo, vai a sete o número de casos de morte em decorrência do Coronavírus no Brasil. No Rio de Janeiro, duas mortes foram confirmadas nesta quinta-feira (19).

A operadora não revelou mais informações sobre o perfil do paciente, mas informou que 33 pacientes estão na UTI, sendo que 12 tiveram exames confirmados para a doença Covid-19. Os outros 21 aguardavam o resultado do exame até a última atualização desta reportagem.

Em nota, a Prevent Senior diz ainda que há 90 pacientes “em acomodação apartamento, sendo 16 positivos para Covid-19 e 74 aguardando resultado do exame”.

Os casos de São Paulo estão majoritariamente na capital: 214 dos confirmados residem na cidade de São Paulo, 6 em São Caetano do Sul, 6 em Santo André, 3 em São Bernardo do Campo, 1 em Osasco, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Cotia, 1 em Barueri, 1 em Guarulhos, 1 em Mauá, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em São José dos Campos, 1 em Campinas, 1 em São José do Rio Preto e 1 em Jaguariúna.

O balanço desta quarta-feira (18) registra as primeiros casos do novo coronavírus no interior do estado. Até o balanço anterior, todos os registros estavam restritos a cidades da Grande São Paulo.

De acordo com estimativa do secretário estadual de Saúde paulista, José Henrique Germann, 20% dos pacientes registrados com coronavírus em SP estão em estado grave na UTI.

Medidas de contenção do vírus

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil tem levado o governo e a prefeitura de São Paulo a tomarem uma série de medidas para impedir aglomeração de pessoas. O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) o fechamento de todos os shoppings centers e academias da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo para deter a propagação vírus.

Já o prefeito Bruno Covas determinou o fechamento do comércio na cidade de São Paulo a partir de sexta-feira (20) até o dia 5 de abril, por causa da crise do coronavírus na cidade. A restrição atinge apenas os atendimentos presenciais do comércio. Apenas padarias, farmácias, restaurantes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência e de produtos para animais, além de feiras livres, terão autorização de funcionamento.

Vacinação em SP

O governo paulista também anunciou que a vacina contra a gripe será oferecida gratuitamente em farmácias a partir do dia 13 de abril. A campanha de vacinação contra o vírus influenza começa na próxima segunda-feira (23) nos postos de saúde. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas médicos destacam que é importante que a população esteja imunizada contra a gripe comum para facilitar o diagnóstico do novo vírus.

“Nas farmácias, a vacinação será gratuita e válida a partir do dia 13 de abril e nos postos de saúde a partir do dia 23 de março”, disse o governador João Doria em coletiva.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.