20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Drive-thru aplicará testes rápidos para mapear quem já teve contato com o coronavírus em MS

Diferentemente do RT-PCR, teste atualmente utilizado nas estratégias de saúde, o teste rápido mostra quem já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos

A Secretaria de Saúde do Estado ampliou a estratégia de testagem em pacientes do Mato Grosso do Sul. A partir da próxima sexta-feira, 29, além de testar quem está com o vírus ativo no organismo, os drive-thrus das quatro macrorregiões (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá) aplicarão o teste rápido, que detecta quem já teve contato com o vírus e está assintomático.

Como funciona

O teste aplicado até hoje nos drive-thru é o RT-PCR, ou teste molecular. Ele é realizado introduzindo um cotonete na narina do paciente para coleta de amostra. Este teste detecta a presença da carga viral no organismo e deve ser feito entre o 3º e o 7º dia de sintomas.

O novo teste que será acrescentado à estratégia é o teste rápido. Ele tem outro público-alvo: pessoas que já tiveram contato com o vírus e já produziram anticorpos. Este teste deve ser aplicado em pessoas que tenham desenvolvido sintomas há pelo menos oito dias.

O teste rápido identifica no sangue os anticorpos contra o coronavírus. Ele traz dois marcadores: o igm, que mostra que a pessoa teve contato com o vírus recentemente, e o igg, que mostra que o paciente teve a doença há mais tempo.

Drive-thru aplicará testes rápidos para mapear quem já teve contato com o coronavírus em MS

Para estar habilitado a fazer o teste a pessoa tem que ter desenvolvidos sintomas característicos de Covid há pelo menos oito dias e estar assintomático há 72h.

Método

Ao contrário do teste molecular, que recolhe secreção via swab (cotonete especial para coleta), o teste rápido usa uma pequena amostra de sangue. Como o próprio nome diz, o resultado do teste sai entre 15 e 20 minutos.

No entanto, a pessoa não poderá ficar esperando no local até o teste sair. O resultado será enviado, via SMS, email ou pode ser visualizado no site indicado no protocolo entregue durante a coleta. Em até 24h o resultado estará à disposição do paciente.

A coleta de testes rápidos usará a mesma estrutura do drive thru já disponível o quartel do Corpo de Bombeiros. Em Três Lagoas a triagem e agendamento deve ser feita pelo Disk Coronavírus, pelo telefone 3311-6264.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.