19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Eldorado Brasil se torna signatária do Pacto Global da ONU

Companhia se torna uma dos mais de 800 integrantes da coalizão que promove práticas empresariais de desenvolvimento sustentável

A Eldorado Brasil Celulose se tornou signatária do Pacto Global, movimento promovido pela Organização das Nações Unidas – ONU para incentivar e fomentar práticas empresariais sustentáveis e justas pelo mundo.

A companhia é responsável pela gestão de mais de 300 mil hectares, sendo mais de 200 mil dedicados ao cultivo de eucalipto e outros mais de 100 mil hectares de áreas de conservação, em Mato Grosso do Sul. Anualmente, a empresa relata aos seus públicos de interesse como é realizado o manejo de suas florestas e ações socioambientais.

Lançado em 2000, o movimento conta atualmente com 13 mil participantes ao redor do planeta. No Brasil, pouco mais de 800 empresas fazem parte do pacto. O país tem a terceira maior rede de integrantes do mundo. A entrada da Eldorado Brasil no Pacto Global da ONU corrobora o compromisso que a empresa tem de promover seu próprio crescimento tendo como premissa a agenda ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança).

“A aceitação da Eldorado no Pacto Global nos mostra que estamos construindo o futuro da companhia com os direcionadores corretos. A empresa nasceu para ser sustentável, é uma de suas bases. Agora, teremos ainda mais responsabilidade e esperamos ser exemplo para que outras companhias também se tornem signatárias do movimento”, diz Aguinaldo Gomes Ramos Filho, diretor-presidente da Eldorado Brasil.

Como signatária, a companhia se compromete a alinhar todas as suas ações aos 10 princípios que direcionam os integrantes, como respeitar os direitos humanos, ajudar no combate ao trabalho infantil, eliminar a discriminação no emprego, proteger o meio ambiente e combater qualquer forma de corrupção.

Além disso, a Eldorado Brasil trabalhará para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os ODS são um conjunto de ações e metas que norteiam todo o trabalho das empresas signatárias do pacto. Por meio da coalizão, a ONU possibilita que as empresas participem de programas locais e internacionais da entidade que são desenvolvidos por grupos temáticos, como água, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, entre outros.

Anualmente, as empresas devem enviar um relatório à ONU quanto ao trabalho realizado para alcançar os ODS e o alinhamento aos princípios do Pacto Global.

Princípios do Pacto Global da ONU
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
5. A abolição efetiva do trabalho infantil
6. Eliminar a discriminação no emprego
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis
10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.