24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Em busca de peças de trem, Guerreiro encontra cemitério abandonado

Prefeito visitou a região do Piaba, onde funcionava uma estação de trem. A intenção era garimpar algumas peças da antiga Noroeste do Brasil, mas acabou descobrindo um cemitério

Em busca de peças de trem, Guerreiro encontra cemitério abandonado

O prefeito Angelo Guerreiro estava na manhã de ontem em uma agenda na região do “Piaba”, zona rural de Três Lagoas, De acordo com Toniel Fernandes, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Guerreiro o convidou para dar uma volta na região em busca de peças e objetos da antiga Noroeste do Brasil, para incrementar o vagão trem, que brevemente será inaugurado na cidade, atrelado à locomotiva Maria Fumaça.

Em busca de peças de trem, Guerreiro encontra cemitério abandonado

No local funcionava a Estação Piaba, que entrou em operação no ano de 1943. Por conta disso, Guerreiro visitou a localidade a fim de garimpar objetos antigos da estação.

Naquela época a região do Piaba era cortada pela estrada de ferro e a estação era o principal entreposto. Porém decorridos décadas a malha ferroviária foi abandonada e em algumas localidades o mato e a vegetação nativa tomaram conta.

Foi por conta dessa situação que o prefeito adentrou na mata em busca de peças e objetos e para a surpresa do administrador, encontrou um cemitério abandonado, tomado pelo matagal (como mostram as fotos).

Ao se aproximar encontrou 10 sepulturas, provavelmente onde foram enterrados antigos moradores da localidade.  Um dos túmulos despertou a atenção do prefeito que datava o dia 12/12/1935, ou seja, há 86 anos.

A sepultura conforme contou o secretário era de uma criança, João Fonseca, que havia nascido no dia 7 de dezembro de 1935 e falecido 5 dias após ser nascimento, como consta a inscrição na sepultura.

Em busca de peças de trem, Guerreiro encontra cemitério abandonado

Comovido com a descoberta, Guerreiro não conseguiu conter as lágrimas e com voz embargada exclamou: “Meus Deus, quanta tristeza! era apenas um neném!”

O local só foi descoberto devido a determinação do prefeito em querer encontrar peças antigas para decorar o trem vagão. Porém sua incursão possibilitou encontrar além de peças, um pouco da história daquela região que muito colaborou com a o desenvolvimento do município. Agora, com certeza Guerreiro vai determinar o resgate e a conservação daquele solo sagrado, onde repousam pessoas que fizeram parte da história de Três Lagoas. É o mínimo que deve ser feito!

Em busca de peças de trem, Guerreiro encontra cemitério abandonado
Estação de Piaba, no município de Três Lagoas MS. A estação foi inaugurada em 15 de setembro de 1943. (Fotografia José Cardoso)

A região ficou recebeu o nome de Piaba devido estação de trem que foi inaugurada em 1943, como mostra a foto onde funcionava a estação de após o encerramento das atividades, o imóvel passou a servir de moradia.

(*) Fotos: Toniel Fernandes

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.