24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em caráter excepcional, prefeito Angelo Guerreiro autoriza reabertura do comércio em Três Lagoas

Nesse novo decreto, o toque de recolher será mantido das 20h às 5h, e permitirá a abertura do comércio em geral novamente

Sensibilizado aos apelos dos comerciantes, que não aceitam o decreto estadual imposto pelo Governo do Estado, em que apenas serviços considerados essenciais podem funcionar, o prefeito de Três Lagoas esteve reunido nesta segunda-feira (14), com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI), Fernando Jurado, Marcos Antônio Gomes Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Laerte Júnior, presidente da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores de Três Lagoas (AJE-TL) e autorizou ainda hoje a reabertura do comércio em geral na cidade.

No decreto, o prefeito de Três Lagoas defende que o Poder Executivo Municipal tem adotado diversas medidas de prevenção à disseminação do vírus, além de investir na saúde e melhorias nas unidades que atendem os casos de COVID-19.

Uma das justificativas é que a maciça ocupação de leitos COVID corresponde apenas 50% de pacientes moradores de Três Lagoas e, por ser hospital de referência da macrorregião, está com mais da metade da capacidade ocupada com pessoas de outras cidades. Dessa forma, nesse cenário, o município de Três Lagoas será a longo prazo “penalizado” por ser sede de macrorregião de saúde, internando pacientes de outros municípios independentemente da quantidade de leitos disponíveis ou do êxito das medidas de restrição locais

Além disso, o decreto considera o reconhecimento da competência dos Municípios na adoção de medidas para o enfrentamento a pandemia de combate ao COVID-19 declarado pelo Supremo Tribunal Federal nos julgamentos da ADI n. 6.341 – DF ADPF 672 e, sendo assim, busca uma equação que garanta o direito à saúde e proporcione a continuidade da atividade econômica.

O decreto municipal obedece aos critérios da classificação de Bandeira Vermelha do Prosseguir e, por isso, ao horário do Toque de Recolher, sendo das 21h às 05h. Tais medidas estão valendo a partir desta segunda-feira (14).

CARREATA PACÍFICA

Mesmo com o decreto permitindo a reabertura do comércio na cidade, Jurado afirmou, durante entrevista ao jornalista Ricardo Ojeda, que nesta terça-feira (15), data em em que Três Lagoas comemora 106 anos irá promover uma carreata pacífica.

Em caráter excepcional, prefeito Angelo Guerreiro autoriza reabertura do comércio em Três Lagoas

O objetivo é mostrar ao Governador do Estado, Reinaldo Azambuja que os comerciantes não aceitam as restrições impostas.

“A classificação de Três Lagoas na Bandeira Cinza no Prosseguir não é a atual realidade de Três Lagoas e não é justo sermos classificados e prejudicados dessa maneira”, explicou Jurado.

A carreata será de forma pacífica e começará a partir das 9 horas, com ponto de saída da Praça Ramez Tebet, área central da cidade.

VEJA O OFÍCIO

LEIA O DECRETO NA INTEGRA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.