21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em encontro com Suzano, Longen anuncia unidade SESI e SENAI em Ribas do Rio Pardo

O presidente da FIEMS afirmou que o terreno para a construção do CISS será doado pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo

Ribas do Rio Pardo passará a contar com um CISS (Centro Integrado SESI e SENAI) para atender as demandas decorrentes da instalação da nova indústria de celulose da Suzano no município. O anúncio foi feito pelo presidente da FIEMS, Sérgio Longen, durante encontro realizado nesta terça-feira, dia 29, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), entre representantes da Suzano, do Governo do Estado e o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze.

Segundo Sérgio Longen, a reunião buscou um alinhamento claro quanto ao investimento que será realizado na região. “O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, nos trouxe a demanda de qualificação profissional necessária e também o atendimento em consultorias que as empresas locais precisam receber do Sistema Indústria para se prepararem para atender esse novo empreendimento da Suzano”.

O presidente da FIEMS ainda adiantou que o terreno para a construção do Centro Integrado SESI e SENAI será doado pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo. “Devemos ir nos próximos dias até a cidade para escolher o terreno para edificarmos nossa unidade do Sistema Indústria para atender as demandas do município, da Suzano e das empresas locais”.

O gerente de recursos humanos da Suzano, Breno Heper Muzzi, agradeceu ao Sistema S pela parceria para a nova unidade. “Sabemos da importância do Sistema Indústria para a construção dessa obra e, também, para o desenvolvimento dos nossos profissionais. Teremos uma demanda muito grande de pessoas qualificadas para o município de Ribas do Rio Pardo e essa parceria com a FIEMS vem somar com a empresa nessa capacitação e busca de qualificação profissional. Tenho certeza de que essa parceria trará bons frutos para a região”.

O secretário Jaime Verruck explicou que a nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo é hoje o principal investimento hoje em Mato Grosso do Sul. “O que nós estamos procurando a partir desse projeto é propiciar às empresas locais que sejam fornecedoras e aqui na FIEMS estamos discutindo mais um ponto fundamental, que é a qualificação da mão de obra. É importante darmos oportunidade para a população do Estado. Já estamos com a lista de cursos formada e também teremos a instalação de uma unidade SESI SENAI no município”.

Também presente ao encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, destacou que Ribas do Rio Pardo deverá se tornar uma nova cidade. “Estamos falando de 10 mil empregos diretos em um prazo máximo de três anos e investimento de R$ 15 bilhões. Então, discutimos aqui o lançamento de um Centro Integrado SESI SENAI no município, das melhores escolas de qualificação, e acredito que com essa revolução vamos capacitar a mão de obra que vai trabalhar na construção da indústria, inicialmente, e depois na operação da Suzano”.

Na avaliação do prefeito João Alfredo Danieze, os novos investimentos em Ribas do Rio Pardo representam o renascimento da cidade. “Já esperávamos isso há cerca de sete anos e essa expectativa se tornou realidade. A população está em plena euforia. A nova unidade SESI e SENAI no município será de extrema importância, porque a qualificação profissional traz como consequência outra qualidade de vida. Então temos de agradecer ao Sistema S pelo investimento significativo em nossa cidade.

Investimentos e geração de empregos para Ribas do Rio Pardo

A Suzano anunciou no início de maio deste ano que irá investir R$ 14,7 bilhões na construção de uma nova indústria de celulose. O Projeto Cerrado será instalado em Ribas do Rio Pardo e terá capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. A previsão é de que a unidade entre em operação no primeiro trimestre de 2024 e, até lá, o município deve receber mais de 10 mil trabalhadores na fase de obras.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.