34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Em entrevista, Joesley Batista afirma que esquema nacional de propina começou em MS

18/06/2017 07h11

Empresário afirmou à revista época que esquema começou no governo do PT, passou pelo PMDB e continua com o PSDB. Assessores e advogado dos governadores citados alegam inocência

Redação

A revista época publicou neste sábado (17), uma entrevista exclusiva com o empresário, Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F. E assim como outros delatores da companhia, entre eles o irmão, Wesley, ele citou Mato Grosso do Sul como um dos estados onde imperou o esquema de pagamento de propina. Com um detalhe: segundo o empresário, foi aqui que tudo começou.

A assessoria do ex-governador e atual deputado federal, Zeca do PT, reforçou ao G1 e a TV Morena, a resposta que já havia divulgado, anteriormente, que nunca pediu e nem tomou conhecimento de que alguém tenha pedido propina ao referido grupo em seu nome ou em nome do seu governo.

Renê siufi, advogado de defesa do ex-governador, André Puccinelli, do PMDB, disse que ainda não teve acesso à entrevista de Joesley Batista. Mas ressaltou que o ex-governador nega o recebimento de propina.

A assessoria do governador, Reinaldo Azambuja, do PSDB, também reforçou, que apenas um termo de acordo com o grupo foi assinado na gestão dele. E que tudo está dentro das leis de incentivos fiscais. Azambuja diz que apoia as investigações e está à disposição da justiça para todos os esclarecimentos.

O empresário Joesley Batista, recebeu a revista época, na manhã de quinta-feira (15), para conceder a primeira entrevista exclusiva, desde que fechou a mais pesada delação dos 3 anos de lava jato. Foram mais de quatro horas de conversa.

Joesley explicou de forma minuciosa, como se tornou o maior comprador de políticos do Brasil, segundo a revista época. E quando questionado, como começou todo o esquema de pagamento de propina, o empresário disse que tudo começou em Mato Grosso do Sul.

A revista época perguntou: quando você começou a pagar propina?

Joesley respondeu: No governo do PT. Quem inaugurou esse sistema foi o governo do PT. A primeira vez que fui abordado com essa forma de operar foi em Mato Grosso do Sul, no governo do Zeca do PT. Vi uma estrutura organizada no andar de cima, com o governador. As coisas no estado só funcionariam dentro da normalidade se estivéssemos alinhados com eles. Esse esquema perdurou até hoje. foi do PT ao PMDB e, agora, está no PSDB. Tudo com o mesmo modelo, o mesmo modus operandi. Mudam os nomes, mas o sistema permanece igual.

Zeca do PT governou Mato Grosso do Sul em duas gestões de 1999 a 2006. A J&F é a holding que reúne o grupo JBS, do setor de frigoríficos, responde por metade dos abates de bovinos no estado; e tem ainda um braço na área de celulose e papel, um dos segmentos responsáveis pela maior parte das exportações do estado sul-mato-grossense.
Há 5 anos, Joesley Batista esteve na inauguração da Eldorado, a fábrica de celulose e papel, em três lagoas.

Joesley Batista em visita a Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.