17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em meio a violenta onda de coronavírus, Alemanha chega a 100 mil mortos por Covid-19

Nas últimas 24 horas, foram registradas 351 mortes, o que elevou o número de vítimas fatais  a 100.119, anunciou o Instituto Robert Koch, ligado governo federal

O instituto também registrou 75.961 novas infecções, um novo recorde diário para a maior economia da zona do euro. A média móvel (últimos sete dias) atingiu um pico máximo de 419,7 infecções por 100 mil habitantes.

Em meio a violenta onda de coronavírus, Alemanha chega a 100 mil mortos por Covid-19

A pandemia é o principal desafio para a nova coalizão governamental, que deve assumir o poder em dezembro, após o acordo anunciado entre social-democratas, verdes e liberais. “A situação é terrível”, admitiu na quarta-feira Olaf Scholz, líder social-democrata, o futuro chanceler da Alemanha e sucessor da conservadora Angela Merkel.

Em meio a violenta onda de coronavírus, Alemanha chega a 100 mil mortos por Covid-19
Fonte: ourworldindata.org

A doença se propaga por toda Europa, atualmente a região do mundo mais afetada pela pandemia, com mais de 2,5 milhões de casos e quase 30.000 óbitos em uma semana. A situação é mais grave em países com taxas de vacinação abaixo do esperado, como acontece na Alemanha e na vizinha Áustria, onde o governo retomou o lockdown da população. A França vai anunciar em breve novas medidas para conter o avanço da quinta onde de contágios no país.

“Sobrecarga aguda” nos hospitais –

No caso alemão, a taxa de vacinação da população completamente vacinada é de quase 69%, abaixo de outros grandes países europeus como Espanha, França ou Itália. Hospitais em certas regiões já enfrentam “sobrecarga aguda” que exige a transferência de pacientes, alertou Gernot Marx, presidente da Federação Alemã de Médicos de Cuidados Intensivos.

No momento, a futura coalizão de governo descarta a ideia de um lockdown nacional e aposta no uso generalizado de um certificado de vacinação nos transportes e restrições de acesso para os não vacinados em certos locais. Scholz afirmou que a Alemanha precisa “estudar” uma eventual “extensão” da obrigatoriedade da vacinação, atualmente em vigor no exército e nos estabelecimentos de saúde.

O futuro premiê também se comprometeu a liberar € 1 bilhão para os profissionais da saúde. O governo de Angela Merkel, em coalizão com os social-democratas, prorrogou até abril de 2022 as ajudas para as empresas afetadas por fechamentos e queda de receita pela pandemia.

Situação na Europa

O departamento europeu da Organização Mundial da Saúde advertiu que a Covid-19 pode provocar 700 mil mortes adicionais no continente até a primavera (outono no Brasil). A instituição atribui a onda europeia à combinação da prevalência da variante delta, de uma cobertura insuficiente das vacinas e de uma flexibilização das restrições.

Na União Europeia, 67,7% da população recebeu duas doses da vacina contra a Covid, mas as diferenças são notória: apenas 24,2% dos búlgaros estão imunizados, contra 86,7% dos portugueses. Vários países endureceram as restrições, mas as medidas provocaram protestos, alguns violentos, em países como Áustria, Bélgica ou Holanda.

Em meio a violenta onda de coronavírus, Alemanha chega a 100 mil mortos por Covid-19

Novas medidas na França

As autoridades de saúde francesas recomendaram nesta quinta-feira (25) uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a partir dos 18 anos, cinco meses após a vacinação completa. A recomendação foi divulgada no mesmo dia que o governo do presidente Emmanuel Macron deve anunciar novas medidas sanitárias para lutar contra o avanço da pandemia.

A França vive uma quinta onda de Covid-19, mas a adoção de um novo lockdown está descartada. A estratégia mais provável, conforme fontes do governo anteciparam à agência Reuters, é uma combinação entre reforço da campanha de vacinação e da terceira dose da vacina, maior exigência do passaporte sanitário e o retorno generalizado do uso de máscaras.

RFI Com informações da AFP e Reuters

Foto capa: Peter Kneffel/dpa via AP

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.