28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em MS, safrinha supera expectativa e atinge 8,3 mi de toneladas

08/09/2014 18h10 – Atualizado em 08/09/2014 18h10

Aprosoja/MS credita resultado a capacidade do agricultor e ao clima. Estado teve produtividade ponderada de 85,68 sacas por hectare.

Da Redação

A safrinha de milho em Mato Grosso do Sul no ciclo 2013/2014 superou as projeções do início do cultivo que apontavam uma colheita de 7,4 milhões de toneladas e atingiu o volume recorde de 8,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 6,5% em relação a temporada passada.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8), pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Com esse volume, Mato Grosso do Sul se firma na terceira posição do ranking nacional, atrás de Mato Grosso que produziu aproximadamente 16,7 milhões de toneladas e do Paraná, com 10,2 milhões de toneladas, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, o sucesso na produção se deve à capacidade do agricultor e ao clima favorável.

“Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm habilidade para tornar situações que não os privilegiam, em produtividade. Estrategicamente não empregaram tecnologia de ponta devido à projeção de preços do milho na época da aquisição dos insumos. Apesar disso, o clima foi peça fundamental que manteve a sequência de recordes na produção agrícola do Estado”, afirmou Saito.

De acordo com a Associação a área desta safra teve elevação, passando da expectativa inicial de 1,5 milhão de hectares, para 1,6 milhão de hectares. Maracaju e Sidrolândia estão nas primeiras posições quanto à área destinada à safrinha 2013/14, já Dourados e Ponta Porã ficam em terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Referente à produção, os mesmos municípios se destacaram. Maracaju somou 1,2 milhão de toneladas, seguido por Sidrolândia com 809 mil toneladas, Ponta Porã 693 mil toneladas e Dourados, em quarto no ranking, com 691 mil toneladas.

Para a Aprosoja/MS a produção teve reflexos das altas produtividades, que ficou com média ponderada de 85,68 sacas por hectare, elevada por municípios como Alcinópolis, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Pedro Gomes que tiveram produtividades acima de 92 sacas por hectare.

(*) Com informações de G1 MS

MS produziu 8,3 milhões na safrinha 2013/2014 (Foto: Ilustração)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.