22.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Em Selvíria, Pedal Ecológico reúne a população e promove consciência ambiental

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, ação de lazer veio para valorizar as características naturais da região e incentivar o ciclismo

Para promover a consciência ambiental e estimular a realização de atividades físicas como uma opção de lazer, na manhã desse sábado (24), foi realizado em Selvíria, o Pedal Ecológico. Como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação contou com o apoio do Grupo de Pedal – MTB Selvíria MS e reuniu diversos moradores do município, entre adultos e crianças, para um passeio ciclístico.

O passeio teve início na área central da cidade e encerrou-se na “Árvore do Sossego”, localizada às margens do Rio Paraná. No local, os participantes fizeram um mutirão para recolher o lixo descartado incorretamente na natureza por quem frequenta a região. Além disso, também foi instalada uma lixeira para que a população possa fazer o descarte adequado e placas de conscientização.

“Fizemos a limpeza do entorno da trilha que fica próxima do rio e a lixeira foi colocada para o pessoal se conscientizar e não jogar mais o lixo na natureza. Essa ação contou com o apoio do Sebrae, tivemos todas as secretarias envolvidas, e acredito que foi de suma importância para o nosso município”, destacou o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Fábio Taloni, a ideia do Pedal Ecológico surgiu a partir de um seminário que debateu as oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo em Selvíria, feito em junho deste ano. “O grupo de ciclismo participou do seminário e sugeriu que a gente fizesse essa ação em conjunto. Nosso objetivo principal foi conscientizar a população a respeito do cuidado com a natureza, além de fazer com que as famílias aproveitem o local como uma opção de lazer e enxerguem no ciclismo uma possibilidade de diversão, o que irá trazer mais qualidade de vida para todos”, ressaltou Fábio.

Para o coordenador do Grupo de Pedal – MTB, Nilson Ricardo Alexandre Loureiro, a ação foi um marco para o município e um primeiro passo para a realização de outras iniciativas que abranjam o meio ambiente. “A gente quis promover a conscientização ambiental e conseguimos envolver, principalmente, as crianças. Acredito que foi um momento ímpar, que ficará marcado na memória de todos que participaram. Daqui para a frente vamos nos empenhar para a realização de outras ações desse tipo para que a população esteja presente”, finalizou Nilson.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.