21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Empossados novos membros do Conselho Municipal do Idoso

10/12/2014 16h21 – Atualizado em 10/12/2014 16h21

O conselho existe desde 2008 e trabalha em defesa dos direitos do idoso, conforme o próprio Estatuto do Idoso

Patricia Miranda com assessoria

A Prefeita Municipal de Três Lagoas Marcia Moura (PMDB) deu posse hoje (10) aos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Direito dos Idosos (CMDI). Existente desde 2008 o órgão busca melhorias nas políticas de qualidade de vida através do esporte lazer e convivência social dos idosos. Com mudança de membros a cada dois anos, nesta quarta-feira foram empossados quatro titulares e quatro suplentes, que representam as Secretarias Municipais de Saúde, Esportes, Assistência Social, Educação e Cultura, além de representantes de entidades não-governamentais.

A prefeita comentou que com o incentivo de políticas públicas para os idosos, só vêm engrandecer a qualidade de vida bem com as perspectivas, “oferecendo e incentivando a pessoa idosa a participar de ações públicas de lazer, esportes e convivência social”.

“Temos vários e importantes projetos, voltados à melhoria da qualidade de vida do idoso, nas secretarias de Assistência Social, Esportes e Lazer e também na Saúde (Clínica do Idoso e Reabilitação). Pedimos a vocês que incentivem mais pessoas a participar e a ter acesso aos nossos projetos de assistência e convivência social da pessoa idosa”, recomendou Marcia Moura.

O atual presidente do CMDI Marcio Aurélio de Oliveira comentou sobre a participação da população, que por sua vez pode contribuir para o fundo do idoso. “Os contribuintes podem doar 1%, que é o valor que pode ser destinado ao Imposto de Renda de recursos para o Fundo Municipal do Idoso. Para isso é necessário que se regulamente esse fundo que só trará benefícios para os idosos. Sem contar que faremos valer os direitos dos idosos”, explicou.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 demonstram que Três Lagoas tinha quase 12 mil pessoas, acima dos 60 anos de idade, residindo no município. “A atenção a essas pessoas deve ser feita de maneira que atenda as necessidades, pois Três Lagoas tem tudo para oferecer as melhores políticas voltadas ao idoso”, disse.

NOVOS MEMBROS

Os representantes governamentais que foram empossados da Secretaria Municipal de Saúde, a titular é Jane Ferreira e a suplente Aparecida da Silva Salviano. Da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a titular é Vania Aparecida Marques Sobrinho e sua suplente Adalgisa Campelo da Silva. Na Secretaria Municipal de Assistência Social o titular é Edimilson Cardoso da Cruz e sua suplente Daniela Olmos Lopes. Pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer a titular é Sonia Lucia dos Santos da Silva e suplente Jary Mercante.

Representantes não-governamentais, da Associação dos Aposentados e Sindicatos Ligados a Pessoa Idosa a titular é Dora Zuque Nunes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED) e seu suplemente José Antônio Rodrigues da Fundação CESP. Da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seu titular é Márcio Aurélio de Oliveira e suplente Isabelly Staut.

Representante das Assistentes Sociais do Município de Três Lagoas a titular é Livia Marinho de Moura do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS – APS –TRÊS LAGOAS) e a suplente Fatima Aparecida Camargo Magalhães do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Representante das Entidades de Longa Permanência o titular é Nelson João Zambelli e o suplente Izene de Castro Leal ambos do Lar dos Idosos “Eurípedes Barsanulpho”.

A prefeita Marcia Moura empossa os novos representantes do CMDI. (Foto: Assessoria da Prefeitura de Três Lagoas)

O presidente do CMDI Marcio Aurélio de Oliveira e a prefeita Marcia Moura discutem sobre a importância do conselho para Três Lagoas. (Foto: Patrícia Miranda)

Membros do CMDI durante a solenidade de posse da prefeita Marcia Moura. (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.