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segunda-feira, 18 de março de 2024

Empresa cria filtro no Instagram que “guia” movimentos e ajuda a fazer o autoexame de mamas

Iniciativa reforça ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer que mais acomete mulheres no mundo

 A Johnson & Johnson Consumer Health, divisão de consumo da maior empresa de saúde do mundo, disponibilizou no Instagram um filtro especial que conduz o autocuidado das mamas como forma de auxiliar o diagnóstico do câncer mais incidente em mulheres em todo o mundo.

Com a tecnologia, a tela do celular vira um espelho em que uma animação projetada guia os movimentos certos, nos locais corretos da mama. O filtro pode ser acessado no perfil @jnjbrasil ou pelo link http://www.instagram.com/ar/675933120002064, que deve ser acessado pelo celular.

Empresa cria filtro no Instagram que "guia" movimentos e ajuda a fazer o autoexame de mamas

O filtro foi lançado em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e ficará disponível no perfil da @jnjbrasil.

“Nossa missão é levar a ciência e a inovação da Johnson & Johnson para o dia a dia das pessoas, para que elas possam cuidar de si e dos demais em seu entorno. Esse valor, que nos guia no desenvolvimento de produtos, nos direcionou para aplicar a tecnologia a serviço das mulheres, para que possam se cuidar, sem dúvidas de que estão fazendo no modo correto”, declara Ricardo Wolff, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.

Uso e segurança

Basta se posicionar na frente do celular e usar a câmera no modo selfie para que o filtro funcione como um espelho e guie o autocuidado, mostrando onde e como apalpar para verificar as mamas. O recurso também alerta sobre os tipos de alterações que podem ser encontradas.

“É importante ressaltar que o procedimento não substitui a avaliação médica e os exames como a mamografia, mas representa um passo relevante para o diagnóstico precoce, especialmente em uma época em que a ida aos consultórios caiu, em função da pandemia. Quanto mais cedo descobrir e tratar, mais chances de cura”, destaca Wolff.

As animações e informações que conduzem o passo a passo têm como referência técnica o time de especialistas médicos da Mentor, marca de próteses e expansores mamários da divisão de dispositivos médicos da Johnson & Johnson – que conta com uma ampla gama de produtos e serviços direcionados a procedimentos cirúrgicos.

O dispositivo é acessado pelos Stories e não exige que a usuária saia da rede social para fazer o procedimento. A tecnologia garante a segurança dos dados, uma vez que o ambiente não registra as imagens e não armazena nenhum dado. Se a usuária tentar gravar, verá uma mensagem automática de que não é possível filmar. É só usar e, ao final, poderá compartilhar o filtro com os contatos da rede social.

“Queremos incentivar uma corrente de cuidado para as mulheres cuidarem umas das outras, por isso inserimos a opção de compartilhar o filtro, para ajudar mais mulheres a compreenderem como e onde devem ser os movimentos”, acrescenta Wolff.

O recurso foi desenvolvido pelo time de tecnologia digital da agência Wunderman Thompson Brasil (Studio Click), a partir da plataforma do próprio Instagram.

“O princípio é o de um espelho smart, que guia a usuária a partir de sua imagem refletida para apalpar corretamente”, explica Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson, agência responsável pela ideia.

“Com o filtro, podemos aprender em nós mesmas quais movimentos fazer, de um jeito inovador, colocando em prática a atenção à saúde e ao autocuidado, mensagem principal da campanha #VamosCuidar “, completa a executiva.

Personalidades e influenciadoras vão participar da ação de lançamento do filtro, divulgando a mensagem de autocuidado e a corrente em prol de outras mulheres, e informando como utilizar o filtro no perfil @jnjbrasil.

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